Redação Publicado em 30/08/2022, às 16h00
“Doutor, durante a relação sexual é normal ter soluço ou não? Já me aconteceu umas cinco vezes essa situação.”
Em geral, não é normal as pessoas soluçarem durante a relação sexual. Mas, para algumas, em certas situações, isso pode acontecer. Vale lembrar que os soluços são produzidos por uma contração involuntária do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen.
Alguns cenários podem favorecer essa contração, como estresse, comer demais, fumar, consumir goma de mascar, entre outras opções. No sexo, às vezes, a respiração mais ofegante também pode facilitar o aparecimento do soluço.
Se isso está acontecendo, o ideal é procurar respirar fundo, tentar ficar mais tranquilo e controlar o estresse ou a ansiedade. Isso ajudará a melhorar essa questão.
@jairobouer “Soluço na hora H” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ RUNAWAY - KAYDEN
Clinicamente falando, o choro após o sexo é conhecido como disforia pós-coito e seus sintomas podem incluir choro, tristeza e irritabilidade após o sexo consensual, mesmo que tenha sido perfeitamente satisfatório. Para que as lágrimas venham não há necessidade de ter havido um orgasmo. Pode acontecer com qualquer pessoa, independente do sexo ou da orientação sexual.
Confira:
Em um estudo de 2015, pesquisadores entrevistaram 230 mulheres heterossexuais e descobriram que essa disforia era comum. Veja abaixo alguns dos principais motivos que desencadeiam o choro:
Uma gama de emoções pode evocar o choro e nem todas são ruins. Você provavelmente já experimentou ou testemunhou "lágrimas de alegria", como em um casamento ou no nascimento de uma criança. A mesma coisa pode acontecer durante ou depois do sexo. Talvez você esteja sentindo uma paixão intensa ou tenha feito o melhor sexo de todos os tempos. De toda forma, é uma emoção muito grande que pode resultar em lágrimas.
O choro é uma reação natural ao estresse, ao medo e à ansiedade. Logo, quando você está sentindo ansiedade, é difícil deixar isso de lado para fazer sexo. Seu corpo pode estar agindo, mas sua mente está em outro lugar e isso pode resultar no choro. Pode haver ainda preocupação em satisfazer a outra pessoa e corresponder às expectativas. Toda essa ansiedade pode abrir as comportas e fazer as lágrimas rolarem.
Há muitos motivos pelos quais você pode sentir vergonha ou culpa pelo sexo, provocando o choro. Em algum momento de sua vida, alguém pode ter lhe dito que sexo é algo ruim, especialmente em certos contextos e, nesse caso, você não necessariamente precisa acreditar nessas teorias para que elas surjam em sua cabeça em momentos inoportunos. Você também pode sentir incômodo com certos tipos de comportamento, com sua imagem corporal ou até temer a perspectiva de ficar sem roupa. Vergonha e culpa também podem ser efeitos residuais de outras questões dentro do relacionamento.
A confusão depois do sexo não é tão incomum e pode ser devido ao próprio sexo. Foi um caso de sinais mistos? Você pensou que as coisas iriam para um lado, mas desviaram para outra direção? Você disse à pessoa que não gosta de algo, mas ela fez mesmo assim? Você pensou que estava dando prazer, mas ela não sentiu tanto prazer? Questões não resolvidas e confusão emocional de um relacionamento podem invadir sua vida sexual. Você pode ter ideias diferentes sobre como está o relacionamento ou como a outra pessoa realmente se sente a respeito de você. Sexo nem sempre é ótimo e, às vezes, há desapontamento.
Você acabou de ter o maior orgasmo da sua vida? Foi sua primeira experiência com orgasmos múltiplos? O prazer sexual físico intenso pode definitivamente oprimir e não é surpreendente que você chore...
Veja também: