Leitor conta que percebeu que, após o filho ter o sono desregulado, passou a engordar
Redação Publicado em 31/03/2021, às 09h00
Com a vida mais em casa, o sono do meu filho ficou uma bagunça e eu acho que ele engordou. Uma coisa tem a ver com a outra?
Muita gente teve ganho ou perda de peso de uma maneira significativa durante a pandemia. Isso está ligado a vários fatores, como menos atividade física e uma pior qualidade da alimentação.
Outra questão é que as crianças não estão mais indo para a escola e não têm o compromisso de acordar cedo. Sem essa rotina, os pais estão um pouco mais flexíveis com os horários para ir pra cama e até deixam as crianças mais tempo conectadas. Isso pode fazer com que haja uma irregularidade na hora de dormir e na quantidade de sono que a criança tem todo dia. O problema é que vários estudos apontam uma relação importante entre a irregularidade do sono e maior tendência para o ganho de peso.
Por isso, seria importante reorganizar a vida dentro de casa, procurando fazer mais atividade física, ter um horário certo de ir pra cama e uma alimentação mais saudável.
Se estiver difícil de colocar tudo isso em prática, o recomendado é procurar um profissional de nutrição ou um profissional comportamental.
Síndrome de burnout afeta mais da metade dos profissionais de saúde
Estudo sugere que autoestima elevada pode evitar ganho de peso
Rotina de sono também interfere no peso das crianças, diz estudo
Novo medicamento contra obesidade se mostra duas vezes mais eficaz