Tenho a impressão que meu pênis é muito pequeno. Tenho 19 anos, 1, 84 m, o que pode ser? Tenho vergonha de usar sunga porque não marca. O senhor pode me ajudar na minha autoestima?
Eu não consigo ajudar muito na questão da autoestima. Como o próprio nome diz, autoestima é a gente se relacionar bem consigo próprio, e gostar da gente mesmo com as características que a gente têm – nossa altura, nossa cor dos olhos, a cor da nossa pele, o tamanho do pênis etc. Então é uma relação sua consigo próprio.
E eu acho que é importante a gente se gostar do jeito que a gente é. Se estiver difícil fazer isso por conta própria, que tal pensar numa terapia?
Em relação ao tamanho do pênis, ele pode variar mesmo de homem para homem, e não há nenhuma relação dessa medida com a estatura. Você conta que é relativamente alto e, por isso, talvez tenha a impressão de que o pênis é um pouco pequeno.
Desencane! Curta a sua vida com aquilo que você tem. Goste mais de você mesmo! E, de novo, se estiver difícil fazer isso sozinho, busque ajuda de uma terapia.
@jairobouer “Acho ele pequeno” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Just Your Friend (Lofi) - Muspace Lofi
O que é um pênis pequeno ou grande? Existe uma média de tamanho? São muitos os questionamentos sobre o tema. Um artigo publicado há alguns anos no Reino Unido oferece algumas respostas.
O estudo é uma metanálise, ou seja, uma comparação com 17 publicações anteriores feitas sobre o assunto em um universo de mais de 15 mil homens de todas as partes do mundo que tiveram as medidas dos seus pênis conferidas.
De acordo com os achados do estudo, o pênis médio tem as seguintes medidas:
- o pênis flácido dos homens têm, aproximadamente, nove centímetros;
- o pênis em ereção têm cerca de 13 centímetros;
- a circunferência (espessura) do pênis em ereção tem, em média, 11 centímetros.
Além disso, a pesquisa diz ainda que não há correlação entre marcadores biológicos e tamanho do pênis. Por exemplo, acreditava-se que a população masculina negra, em média, tivesse um pênis maior do que a população caucasiana que, por sua vez, teria um pênis maior do que o dos orientais. Porém, nada disso foi comprovado pelo estudo e não existe variação entre as diferentes populações.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr