Seguidor de 15 anos e com 1,63 m quer saber se pode chegar aos 1,70 m na fase adulta
Redação Publicado em 11/10/2022, às 17h00
“Doutor, tenho muita insegurança com a minha altura. Me pergunto se ainda vou crescer. Tenho 15 anos e 1,63 m. Meu pais são baixinhos (minha mãe tem 1,59 m e meu pai 1,67 m), mas a família do meu pai só tem caras muito altos. Consigo chegar a 1,70 m na minha fase adulta?”
Talvez sim. Existe uma regra básica, que não é definitiva, mas que ajuda a estimar a altura futura. Some a altura do pai com a da mãe e divida por dois, o que resultará em uma média dos pais. Nesse caso, se a mãe tem 1,59 m e o pai 1,67 m, a média deles é de 1,63 m.
No caso dos meninos, é possível acrescentar até dez centímetros como estimativa de estatura final. Ou seja, 1,63 m + 10 cm = 1,73 m. Assim, é uma possibilidade chegar aos 1,70 m na fase adulta, mas para ter certeza é importante checar a curva de crescimento com o pediatra que fez o acompanhamento durante a infância.
Confira:
O que define a altura de alguém é, basicamente, a carga genética. Ou seja, se os pais forem altos, o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada.
Porém, hábitos alimentares também influenciam. Se uma pessoa sofre com a privação de alguns nutrientes, acaba ficando sem “matéria-prima” para se desenvolver, bem como se tem como hábito dormir pouco, há menor liberação do hormônio do crescimento.
Além disso, certas doenças podem ter impacto no desenvolvimento e questões como sono de qualidade, alimentação equilibrada e atividade física diminuem esse risco.
Veja também:
Como faço para a minha barba crescer, posso tomar hormônio?
Praticar atividade física faz parar de crescer?
Sou bem mais alto que os meus pais; isso é normal?
O pênis ainda pode crescer depois do "estirão"?