Seguidora conta que tem 17 anos e, apesar do medo, acha que já está na hora de iniciar a sua vida sexual
Redação Publicado em 20/05/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 17 anos, sou virgem e tenho muito medo de fazer o ato e engravidar. Sinto que estou na hora de começar a praticar, mas tenho medo da reação da minha mãe, até porque eu não uso anticoncepcional porque minha família fica com medo de dar trombose. E, é claro, eu usaria camisinha.”
Se a menina está com vontade de transar, acha que “chegou a hora” e que está pronta para cuidar da sua vida sexual, sem problemas. Porém, é preciso ter mais calma e tranquilidade para administrar a questão da prevenção.
Caso o desejo seja realmente começar a vida sexual e não engravidar, usar camisinha regularmente é uma possibilidade, bem como a pílula anticoncepcional.
É uma boa ideia pedir para ir ao ginecologista, pois esse profissional irá explicar que o risco de trombose em jovens, se não existir nenhum outro problema de saúde, é muito pequeno. Além disso, atualmente existe uma série de novos anticoncepcionais com dosagens de hormônios mais baixas.
A verdade é que não existem idade ou momento ideais, isso varia de acordo com os interesses, as experiências e a maturidade. A hora certa é aquela em que a pessoa se sente pronta para cuidar e iniciar a sua vida sexual.
Em geral, a primeira transa acontece quando se está namorando e existe uma parceria mais estável, com quem há um certo grau de intimidade. Levando tudo isso em consideração, a primeira vez tende a ser mais tranquila e prazerosa.
Confira:
Calma e tranquilidade. Óbvio que informação, camisinha e todas as outras coisas que a gente sempre diz sobre “sexo seguro” também são importantes, mas com calma e tranquilidade tudo fica muito mais fácil.
Confira algumas dicas para tornar essa experiência mais segura e agradável:
Veja também:
Preciso tomar pílula do dia seguinte mesmo usando camisinha?
Tomar antibiótico pode cortar o efeito da pílula?
5 dicas para ter uma boa experiência na primeira vez
Quais são as vantagens do anticoncepcional, além de evitar gravidez?