Redação Publicado em 15/08/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 14 anos e sou virgem, mas tenho umas pequenas bolinhas na cabeça do pênis. Fica tipo em uma parte da pele. É normal?”
Isso é algo normal. Essas bolinhas, muito provavelmente, são pequenas glândulas que ficam mais evidentes em alguns homens e em determinados momentos da vida. Elas se localizam, em geral, ao redor da glande – na transição para ou prepúcio – ou, até mesmo, na base da cabeça do pênis. Mas não devem ser consideradas um problema.
@jairobouer “Tô com umas bolinhas” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ BARELY BREATHING - Grant Averill
Se as manchas estão com o homem desde cedo ou há muito tempo, é possível que sejam naturais, uma característica ou que apareceram como parte do processo de desenvolvimento do corpo.
Alguns homens têm na glande, também conhecida como cabeça do pênis, manchas mais escuras ou mais claras, da mesma forma que as pessoas apresentam manchas mais escuras em diversas partes do corpo. Eventualmente elas também podem aparecer no pênis ou na glande.
Confira:
Outros ainda têm manchas mais claras e, até mesmo, áreas descoloridas na cabeça do pênis. Um exemplo é o vitiligo, que provoca uma mancha descolorida em algumas partes do corpo, inclusive nos genitais.
Entretanto, se a mancha apareceu de uma hora para outra ou depois de uma relação sexual e se, além dela, existe algum outro tipo de sintoma, como dor, coceira e descamação, é muito importante procurar um médico dermatologista.
Para alguns homens, o aparecimento das bolinhas pode provocar grande desconforto estético. Nesse caso, o ideal é checar com um urologista, que até pode pensar em cauterizar essas pequenas glândulas, mas isso não é absolutamente necessário.
Vale lembrar que, em hipótese alguma, o homem deve arrancar essas bolinhas por conta própria, pois há risco de infecções, cicatrizes e deformidades: se estiver incomodando muito, busque ajuda médica.
É importante também ter certeza que são apenas bolinhas que aparecem e desaparecem naturalmente e que lembram uma espinha (com uma ponta branca). Se alguma dessas estruturas crescer demais ou ficar parecida com uma verruga, pode ser sinal de uma infecção provocada pelo vírus HPV (papilomavírus humano).
Veja também: