Tem dias que o álcool “sobe” mais rápido; isso é normal?

Seguidor quer saber quais são as razões que levam à sensação de ficar bêbado com mais rapidez

Milena Alvarez Publicado em 28/11/2022, às 18h00

O álcool está presente em situações sociais, mas é fundamental saber administrar seu consumo - iStock

“Doutor, por que tem dias que o álcool sobe mais rápido?”

Essa questão do álcool “subir” mais rápido pode ter vários fatores explicativos. Em primeiro lugar, depende da velocidade com que o indivíduo está bebendo. Se ele bebe muito depressa, por exemplo, a chance de ficar embriagado mais precocemente aumenta. 

Outros pontos estão relacionados a aspectos como: a pessoa está de estômago vazio ou cheio? Ela bebeu outros líquidos? Está bem hidratada? Se ela não comeu nada e muito menos cuidou da hidratação, o álcool também tende a fazer efeito com muito mais rapidez.

Além disso, a quantidade e o tipo de bebida também interferem nessa questão. Se o indivíduo ingere algo com teor alcoólico mais alto, é normal o álcool subir mais rápido. Portanto, são várias coisas que podem resultar na sensação de ficar bêbado(a) com mais facilidade em determinados dias. 

 

Confira:

Quais cuidados ter antes de beber?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar de duas questões: 

Diante disso, veja alguns cuidados essenciais antes de beber: 

1. Planeje e estabeleça um limite para si

Especialistas recomendam, no máximo, três doses, por ocasião, para mulheres e quatro para os homens. Mas mesmo isso pode ser uma quantidade muito alta para determinados indivíduos. Portanto, é importante que cada um conheça seu limite e se planeje.

2. Intercale com outras bebidas não alcoólicas

Durante o consumo de álcool, é fundamental intercalar com a ingestão de outros líquidos não alcoólicos, como água e sucos. Lembrando que o álcool desidrata o organismo e é muito importante repor esse líquido perdido.   

3. Alimente-se

Não deixe de comer e nunca beba de estômago vazio. É importante fazer uma refeição antes e procurar beliscar algo ao longo da festa quando você for ou estiver consumindo álcool.

4. Preste atenção em si

Quando você percebe que está passando do ponto, ficando com sono, a fala está mais arrastada ou está tendo algumas alterações em seu comportamentoé sinal que chegou a hora de interromper o consumo de álcool naquela noite ou durante algum tempo. 

5. Não se engane com a cafeína

Lembre-se que a cafeína não anula o efeito do álcool. Ela pode até cortar um pouco a sonolência, mas não vai causar sobriedade.

6. Se beber, não dirija

Qualquer dose de álcool pode prejudicar os seus reflexos e colocar você e outras pessoas em situação de risco. Vale lembrar ainda: nunca beba se você tem menos de 18 anos, está grávida ou fazendo uso de medicamentos, especialmente aqueles que interferem no sistema nervoso central. Divirta-se sempre com cuidado e com responsabilidade. Caso esteja percebendo dificuldades no controle do seu consumo de álcool, procure ajuda.     

Veja também:

bebida alcoólica tira dúvidas consumo de álcool

Leia também

Álcool: como os hormônios femininos interferem no consumo?


Jovens que bebem sozinhos têm mais problemas com álcool no futuro


Álcool e energético: por que é perigoso misturar?


Perder a memória depois de beber: por que isso acontece?