Tem problema começar a fumar com 16 anos?

Seguidor quer saber se é pior começar a usar cigarros ainda jovem

Redação Publicado em 29/12/2021, às 17h00

Dados apontam que, dos fumantes adultos, a maioria começou a fumar antes dos 18 anos - iStock

“Doutor, tem problema começar a fumar com 16 anos?”

Jairo Bouer começa explicando ao leitor que o cigarro possui nicotina, uma droga que altera o funcionamento do Sistema Nervoso Central. Dessa forma, se a pessoa começa a fumar antes dos 18 anos, ela tem um risco muito maior de se tornar fumante.

Segundo o médico, os dados apontam que, dos fumantes adultos, a maioria começou a fumar antes dos 18 anos. Isso indica que o risco de você se tornar dependente de nicotina quando entra em contato com ela mais cedo é maior.

A mesma coisa acontece com o álcool e com qualquer tipo de substância. Por isso, o ideal é que as pessoas possam tomar essas decisões depois dos 18 anos, quando têm mais recursos emocionais, biológicos e experiência e vida.

O que é tabagismo?

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina. É considerado um transtorno mental e comportamental em razão do uso de substância psicoativa de acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 10).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes todos os anos no mundo, sendo que 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto da nicotina enquanto aproximadamente 1,2 milhão de mortes são de pessoas expostas ao fumo passivo.

No Brasil, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 2019, 22 milhões de pessoas acima de 18 anos eram fumantes (9,8%). No mundo, há aproximadamente um bilhão de fumantes segundo a OMS - sendo 80% de países de baixa renda.

Confira a resposta completa:

tabagismo cigarro nicotina

Leia também

O cigarro eletrônico pode ajudar uma pessoa a parar de fumar?


Usar cigarro eletrônico apenas uma vez já aumenta risco de doenças


Adultos cardíacos sabem dos riscos, mas não abandonam o cigarro


10 motivos para parar de fumar