Garoto conta que foi ao médico, mas está preocupado com a pele sobre a glande
Redação Publicado em 08/01/2023, às 10h00
Doutor, fui no médico pra ver se tinha fimose. Ele falou que eu não tinha, mas eu tenho uma pele em cima da glande. Devo me preocupar com isso?
Essa pele que você tem em cima da glande é normal, é o que a gente chama de prepúcio. É uma pele com a qual todo menino nasce e que recobre a glande, ou seja, a cabeça do pênis.
Normalmente, a glande consegue sair e entrar nessa pele com tranquilidade, o que parece ser o seu caso.
No caso da fimose, essa pele tem um estreitamento na ponta que dificulta a entrada e saída da glande, principalmente no momento de ereção.
Você conta que tem essa pele, e que o médico disse que você não tem fimose. Então pode ficar tranquilo!
Quando existe o estreitamento do prepúcio, há mais dificuldade na limpeza, na higiene e maior risco de infecção no pênis, além de possível dor e desconforto no momento da relação sexual.
Confira:
Para saber se é ou não um caso de fimose, bem como qual o grau do quadro, a recomendação é fazer uma avaliação médica. Assim, o profissional pode avaliar o que precisa ser feito e, dependendo da gravidade, indicar um pequeno procedimento cirúrgico.
Dependendo do grau da fimose e da idade do menino, sim. Existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande.
Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para uma avaliação e possível cirurgia, um procedimento bem simples e rápido.
Tenho muita sensibilidade ao toque na glande; o que fazer?
O que acontece se eu não tirar a fimose?
Conversa com urologista poderia aliviar sofrimento de muitos garotos
Estou com muita coceira nas minhas partes íntimas; o que fazer?