Redação Publicado em 07/03/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 10 anos e já me depilei. Isso é normal?”
Homens e mulheres têm respostas muito individuais à puberdade. Alguns começam a apresentar pelos mais cedo e outros demoram um pouco mais.
Em teoria, aos 10 anos, se a pessoa já apresenta pelos, não há problema em realizar a depilação. A única coisa que seria interessante fazer é conversar com a mãe ou até com um dermatologista ou pediatra para ter uma orientação melhor sobre o tipo de depilação que deve ser praticada, já que algumas formas podem encravar os pelos e provocar desconforto ou pequenas infecções.
Além disso, vale checar se a depilação é mesmo necessária. Muitas vezes, são pelos bem fininhos que surgem no começo da puberdade e que, se retirados muito precocemente, podem engrossar mais rápido.
@jairobouer "TENHO 10 ANOS E JÁ DEPILEI” 😱#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude #depilaçao♬ som original - jairobouer
Começar a apresentar pelos na região pubiana sinaliza que o menino ou a menina pode estar entrando na puberdade, ou seja, período de mudanças corporais que acontece na transição da infância para a adolescência.
Confira:
Em geral, essas alterações começam gradualmente. Nas meninas, elas ocorrem a partir dos 8 até os 11 anos de idade; já nos meninos, normalmente, têm início dos 9 até os 13 anos.
Quando as alterações iniciam muito antes disso, é considerado que há uma puberdade precoce e, nesses casos, é importante procurar um médico para avaliar e, eventualmente, intervir nas causas do problema.
Sim! Ao longo da formação da espécie humana fomos perdendo os pelos de quase todo o corpo, ficando apenas concentrados nas axilas e na região genital.
A existência dos pelos na região da vagina e do pênis não é por acaso, eles estão ali por um motivo: redução de atrito.Na hora da relação sexual, os pelos fazem uma espécie de acolchoamento e proteção, impedindo um contato direto com a área da púbis.
Além disso, os pelos protegem, principalmente a vagina,da entrada de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus.
Veja também: