Tenho 10 anos e já me depilei; isso é normal?

Seguidora conta que, mesmo sendo nova, já começou a fazer depilação

Redação Publicado em 07/03/2022, às 18h00

O nascimento de pelos na região íntima sinaliza o começo da puberdade - iStock

“Doutor, tenho 10 anos e já me depilei. Isso é normal?”

Homens e mulheres têm respostas muito individuais à puberdade. Alguns começam a apresentar pelos mais cedo e outros demoram um pouco mais. 

Em teoria, aos 10 anos, se a pessoa já apresenta pelos, não há problema em realizar a depilação. A única coisa que seria interessante fazer é conversar com a mãe ou até com um dermatologista ou pediatra para ter uma orientação melhor sobre o tipo de depilação que deve ser praticada, já que algumas formas podem encravar os pelos e provocar desconforto ou pequenas infecções.

Além disso, vale checar se a depilação é mesmo necessária. Muitas vezes, são pelos bem fininhos que surgem no começo da puberdade e que, se retirados muito precocemente, podem engrossar mais rápido. 

Quando os pelos começam a nascer?

Começar a apresentar pelos na região pubiana sinaliza que o menino ou a menina pode estar entrando na puberdade, ou seja, período de mudanças corporais que acontece na transição da infância para a adolescência. 

Confira:

Em geral, essas alterações começam gradualmente. Nas meninas, elas ocorrem a partir dos 8 até os 11 anos de idade; já nos meninos, normalmente, têm início dos 9 até os 13 anos.

Quando as alterações iniciam muito antes disso, é considerado que há uma puberdade precoce e, nesses casos, é importante procurar um médico para avaliar e, eventualmente, intervir nas causas do problema.  

Os pelos na região íntima têm alguma função?

Sim! Ao longo da formação da espécie humana fomos perdendo os pelos de quase todo o corpo, ficando apenas concentrados nas axilas e na região genital. 

A existência dos pelos na região da vagina e do pênis não é por acaso, eles estão ali por um motivo: redução de atrito. Na hora da relação sexual, os pelos fazem uma espécie de acolchoamento e proteção, impedindo um contato direto com a área da púbis. 

Além disso, os pelos protegem, principalmente a vagina, da entrada de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus. 

Veja também:

 
puberdade depilação tira dúvidas

Leia também

4 dicas para evitar alergia após a depilação com lâmina


Depilação íntima: pode fazer ou não?


"Depilação facial" pode causar marcas permanentes e até asfixia


Doze fatos sobre puberdade precoce