Tenho 13 anos e nunca ejaculei; é normal?

Seguidor conta que já praticou a masturbação, mas não saiu nada

Redação Publicado em 18/10/2021, às 15h30

A espermarca é o termo utilizado para se referir à primeira ejaculação - iStock

“Doutor, tenho 13 anos e ainda não ejaculei. Já me masturbei, mas não saiu nada. É normal?”

Sim, é normal. A espermarca, ou seja, a saída do esperma pelo pênis pela primeira vez acontece em idades diferentes. Para alguns garotos, esse fenômeno pode vir mais cedo e para outros um pouco mais tarde. 

Se o menino ainda não teve uma ejaculação, é porque, possivelmente, o seu desenvolvimento físico ainda não se completou. Em outras palavras, ele não atravessou toda a puberdade e não está produzindo sêmen em quantidade suficiente.

Existe idade certa para a primeira ejaculação?

Não existe uma idade certa. Cada pessoa tem o seu ritmo próprio – e as mudanças no corpo obedecem a esse ritmo. A espermarca pode vir aos 12 anos para um menino, enquanto que, para outro, ela pode acontecer só aos 14 anos. Assim como alguns começam a ter barba mais cedo e outros demoram mais.

Confira:

Porém, se a primeira ejaculação não ocorrer até uns 16 anos, é importante procurar um médico – pediatra, clínico geral ou urologista – para checar se o desenvolvimento do menino está em ordem e se não há nenhum distúrbio hormonal atrasando o processo.

E para onde vai o espera depois da masturbação?

Se um homem, já com o seu desenvolvimento completo, se masturbar e não ejacular, o esperma não vai para lugar nenhum, ele continua dentro do saco escrotal. O que acontece é que ele acaba sendo reabsorvido, assim como outros líquidos do corpo. 

Algumas pessoas até relatam incômodos nos testículos por não terem ejaculado. Isso acontece por conta de um inchaço na região ou por um acúmulo de líquidos, mas tende a passar em pouco tempo. 

Veja também:

tira dúvidas primeira ejaculação espermarca

Leia também

O que é o líquido que sai do pênis antes da ejaculação?


Tomar água impacta o tempo ou volume da ejaculação?


Antidepressivos e libido: medicamentos podem atrapalhar a vida sexual?


Ejaculação precoce tem cura?