Redação Publicado em 08/11/2022, às 21h00
“Doutor, estou com 15 anos e tenho ereções em lugares inusitados: na escola, na rua, no shopping. Às vezes, acontece quando vejo um garoto ou uma garota, mas também fico excitado sem motivo algum. O que fazer?”
Em situações assim, não há muito o que fazer. Essas ereções inusitadas mostram que o corpo do menino está se preparando para a vida sexual. Na puberdade, os hormônios começam a circular em níveis mais altos no organismo, além de existir uma certa inexperiência e falta de conhecimento em relação ao próprio corpo e aos estímulos que levam às ereções espontâneas.
Elas acontecem sem que o indivíduo tenha vontade ou se prepare. Muitas vezes, esses episódios podem causar vergonha e constrangimento, mas é preciso entender que isso acontece praticamente com todos os homens e a tendência é diminuírem com o tempo.
É uma fase inicial, de descobertas e de autorregulação do corpo. Assim, em algum momento, o homem terá um controle maior sobre esse fenômeno e terá ereções quando quiser, seja na masturbação ou na relação sexual.
A questão de ter ereções ao ver meninos e meninas não deve ser uma preocupação. Talvez, nessa fase, os dois estão provocando atração e isso não é uma situação “fora da curva”. Muitas pessoas, nesse período de experiências e descobertas, têm essa curiosidade para todos os lados e, em algum momento da vida, podem ou não tomar uma direção.
O ideal é cuidar da autonomia, da liberdade e da felicidade, procurando entender que esse processo acontece na vida de muita gente. Com calma, maturidade e experiência, o menino conseguirá controlar melhor as ereções.
Confira:
Existem alguns momentos em que as ereções podem chegar sem avisar e sem o homem estar preparado. Nesse caso, elas são chamadas de ereções espontâneas e fazem parte de um processo natural e fisiológico. Veja só:
Sim! Durante a noite a maior parte dos homens tem de três a quatro ereções. Elas chegam espontaneamente ao longo de uma fase do sono conhecida como REM, período no qual a pessoa sonha e, em geral, podem ter relação com algum estímulo ou sonho erótico. É nesse momento que acontecem processos fisiológicos no corpo, levando à ereção. Com isso, da mesma maneira que ela acontece de forma espontânea, alguns minutos depois o pênis volta ao normal.
Acordar com uma ereção também é absolutamente normal. Existem duas explicações para esse fenômeno: