Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Tenho 15 anos e um pênis de 14 centímetros; ele pode crescer mais?

O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa - iStock
O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa - iStock

Redação Publicado em 28/11/2022, às 16h00

“Doutor, tenho 15 anos e meu pênis tem 14 centímetros. Ele tem esse tamanho desde os meus 14 anos e, desde então, ele não cresce mais. Isso quer dizer que ele já cresceu tudo que tinha para crescer ou ainda vai crescer mais?”

Aos 15 anos, o menino ainda tem tempo para desenvolver o pênis. Se ele está mais ou menos do mesmo tamanho na transição dos 14 para os 15 anos, possivelmente o garoto não ultrapassou a fase mais intensa do desenvolvimento físico, o que significa que o pênis pode crescer um pouco mais.

@jairobouer “Vai crescer mais?” 🤔 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Funk It Up - Official Sound Studio

Até que idade o pênis cresce?

O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo começa a se desenvolver fisicamente mais tarde, o pênis cresce até os 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo. Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, às vezes com 15 ou 16 anos. 

Qual é a média de tamanho?

Um artigo publicado no Reino Unido usou 17 publicações feitas sobre a média peniana em um universo de mais de 15 mil homens, de todas as partes do mundo, que tiveram as medidas dos seus pênis conferidas. De acordo com os achados, o pênis médio tem as seguintes medidas:

  1. Em média, o pênis flácido dos homens tem, aproximadamente, nove centímetros; 
  2. Em média, o pênis dos homens em ereção tem cerca de 13 centímetros;
  3. A circunferência (espessura) do pênis em ereção tem, em média, 11 centímetros.

Confira:

Tem um jeito certo de medir o pênis?

Uma das principais dúvidas de quem quer descobrir o tamanho do pênis é se a medição deve ser feita por baixo, pelo lado ou por cima. Existem diversas técnicas e possibilidades, mas a mais aceita é a medida por cima.

Nesse caso, é preciso que o homem encoste a régua no púbis – osso localizado próximo ao pênis – e estique até a ponta do pênis (a glande). Obviamente, se o prepúcio tiver um, dois ou três centímetros a mais do que o pênis, não entra na conta.  

Assim, é a dimensão do corpo do pênis que deve ser levada em consideração, desde a base (no púbis) até a ponta (a glande). Se a medida for feita pela parte de baixo, provavelmente o resultado será maior. Mas essa não é a contagem adequada. A mesma coisa vale para a medição pelo lado do pênis. 

Veja também: