Redação Publicado em 24/11/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 17 anos e dificuldade para ficar ereto. Será que é porque eu tenho baixos níveis de testosterona?”
É pouco provável que, aos 17 anos, o menino tenha baixos níveis de testosterona. Isso seria uma possibilidade se ele apresentasse outros sinais, como poucos pelos no corpo e demora para desenvolver-se fisicamente. Nessas situações, a recomendação é procurar um profissional de saúde para fazer uma investigação mais detalhada.
Normalmente, nessa fase da vida, as questões que dificultam a ereção são de causas emocionais ou psicológicas: ansiedade, medo, inexperiência, entre outros fatores.
@jairobouer “O meu não “sobe”” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Puff - Hany Beats
A ansiedade realmente pode provocar dificuldades sexuais. Esse é o sentimento capaz de levar à ejaculação precoce e ao retardo da ejaculação, duas situações opostas do mesmo problema. Ela também pode causar uma dificuldade de ereção. Ou seja, depende muito da pessoa, do momento que ela está vivendo e de como o corpo dela reage a uma emoção.
Primeiramente, todo mundo, em algum momento da vida, vai brochar. Se for uma situação eventual, a melhor coisa a se fazer é não dar muito peso para a situação e entender que isso pode acontecer. Quanto mais importância se dá, mais ansiedade é criada para a próxima vez e, como consequência, maiores são as chances de ocorrer novamente.
Confira:
Porém, caso as falhas de ereção aconteçam com frequência, é preciso ter atenção para entender o que está acontecendo. Com homens mais velhos, por exemplo, pode ser que haja relação com alguma questão de saúde, como hipertensão, tabagismo, problemas circulatórios e obesidade.
Se um homem está ansioso sobre como será seu desempenho sexual, ele pode se sentir menos excitado. As estratégias para controlar a ansiedade e o estresse incluem:
Veja também: