Leitor relata que sente "ciúme retroativo" e Jairo Bouer dá dicas do que fazer nessa situação
Redação Publicado em 27/05/2021, às 17h44
Tenho ciúme retroativo, tem como melhorar?
O seguidor conta para Jairo Bouer que sente ciúmes do passado de sua parceira. O médico explica que esse sentimento ganhou o nome de “ciúme retroativo”, e ocorre quando a pessoa se incomoda com tudo que pode ter acontecido na vida afetiva e emocional da outra enquanto ainda não havia um relacionamento.
“Vamos pensar juntos uma coisa: passado é, por definição, alguma coisa que ficou para a história. A gente não pode mexer nisso, não dá pra mudar, não dá pra passar uma borracha”, inicia Jairo. “A gente tem que viver o presente a partir das experiências que acumulamos ao longo da vida. Você já teve outras histórias, ela já teve outras histórias e isso é absolutamente normal”.
O médico enfatiza que o ciúme retroativo não vai trazer benefício algum para a relação e que é importante lembrar que o relacionamento atual é bom e saudável. “O que eu sugiro, se isso te deixa inseguro, seria bacana olhar para dentro de você e entender quais são as razões para essa insegurança toda. Será que é autoestima? Será que é falta de confiança?”, explica Jairo.
Conversar com a parceira e explicar o que incomoda também é uma dica útil. Assim o casal pode tentar minimizar a exposição ao passado.
Veja:
Como lidar com o ciúmes e a exposição na internet?
Ciúmes no relacionamento tem a ver com autoestima?
Ciúme: entenda quando pode se tornar um problema
Você já ouviu falar em ciúme patológico? Saiba como identificar a condição