Redação Publicado em 04/08/2021, às 18h30
“Doutor, sozinho, na masturbação, meu pênis fica de boa, mas com uma parceira ele é um fiasco. Estou com medo de viciar em remédio para ereção. O que eu faço?”
Nesses casos, na masturbação, o homem consegue ter uma boa ereção. Entretanto, quando está com uma parceria, ele acaba ficando mais tenso, nervoso ou ansioso e, consequentemente, essa ereção não funciona da maneira como gostaria.
A recomendação é tentar tratar a questão da ansiedade e da insegurança para que, assim, não seja necessário ficar dependente de remédios para conseguir uma ereção satisfatória na hora da relação sexual. Além disso, vale conversar com um profissional de saúde mental que poderá ajudar com essa questão.
@jairobouer "NA M@STURBAÇÃO MEU PÊN!S FICA DE BOA. MAS COM UMA PARCEIRA ELE É UM FIASCO. E AGORA?" 🚨#j#airobouer #c#omportamento #d#uvida #j#airoresponde
♬ som original - jairobouer
A ansiedade não só pode causar dificuldade de ereção como também é a causa número um da ejaculação precoce. Para resolver isso, a melhor saída é tentar controlar essa reação. O indivíduo fica muito ansioso, muito tenso, não consegue lidar com o seu desejo e acaba ejaculando rápido demais.
Uma saída é usar gel retardante ou até a camisinha com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande. Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação, mas, na prática, o efeito é muito modesto, já que são as emoções as responsáveis pela ejaculação precoce.
Confira:
Alguns antidepressivos que têm como efeito colateral o retardo da ejaculação também podem ser indicados quando a dificuldade é muito grande.
Mas o que mais se mostra efetivo é entender o que tem causado a ansiedade, a insegurança e a expectativa. Isso também tem muito a ver com a intimidade e com a confiança em si para curtir mais a relação sem tanta preocupação com desempenho.
O Viagra (nome comercial da sildenafila) é um vasodilatador e, por isso, facilita a entrada de sangue no pênis o que, por consequência, leva à ereção.
Normalmente, o uso é recomendado para homens mais velhos, que têm um grau de dificuldade de ereção atrelado a fatores psicológicos e físicos. Contudo, muitos jovens também fazem uso desse medicamento. A questão é que, nesses casos, a causa principal de falha de ereção é a ansiedade.
Vale lembrar que fazer uso do remédio indiscriminadamente traz riscos, como a dependência psicológica, ou seja, o homem passa a achar que só consegue transar se tomar a pílula. Além disso, como qualquer outro medicamento, pode causar efeitos colaterais:
Veja também: