Redação Publicado em 03/11/2021, às 16h00
“Doutor, tenho um cisto sebáceo no saco escrotal. Queria saber se quando eu transar tem risco de passar essa doença para a minha parceira. Morro de vergonha de falar sobre isso.”
Primeiramente, o que é um cisto sebáceo? Nada mais é do que uma “bolinha” em que existe um acúmulo de gordura sob a pele. Ela pode aparecer em qualquer parte do corpo e geralmente é inofensiva.
No caso do cisto no saco escrotal, se estiver incomodando de alguma forma, seja esteticamente ou na hora de colocar a cueca, por exemplo, o ideal é procurar um dermatologista para fazer a remoção.
Além disso, vale lembrar que um cisto sebáceo não é uma doença e não é transmitido de uma pessoa para a outra, nem no momento da relação sexual. Assim, não é preciso ficar preocupado em relação à vida sexual.
@jairobouer "CISTO SEBÁCEO PASSA DE UMA PESSOA PRA OUTRA?" 😱#jairoresponde ##duvida ##dicas ##jairobouer ##c#uriosidade
♬ som original - jairobouer
Hoje em dia, qualquer coisa estranha que apareça no corpo já faz as pessoas correrem para o celular ou computador e consultar o Dr. Google.
Porém, há sintomas que podem nos causar uma impressão muito ruim, mas que, felizmente, não são tão graves quanto parecem. Conheça algum deles:
1. Queratose pilar
É psoríase? Urticária? Alguma erupção assustadora que apareceu depois de você entrar no jardim? Relaxe. Essas bolinhas na pele, pequenas saliências, são apenas queratoses pilares, também conhecidas como ceratoses foliculares. Trata-se de uma condição inofensiva, geralmente encontrada na parte superior do braço, de vez em quando nas bochechas e nas coxas. Ela surge devido ao acúmulo de queratina. Hidratantes podem ajudar. E não coce. Você vai ficar bem.
2. Calázio
Quando algo está acontecendo com seus olhos, pode assustar bastante. Mas o calázio, uma protuberância na parte interna da pálpebra que pode ficar bem grande, parece pior do que é. Ele é causado pela retenção das secreções sebáceas das glândulas meibomianas ou de outras glândulas sebáceas. É um nódulo inflamatório de crescimento lento na glândula lacrimal da pálpebra. Frequentemente, ele vai embora sozinho. Não tente estourá-lo. Em vez disso, use compressas quentes para ajudar a desbloquear esse duto. Consulte um oftalmologista se não melhorar por conta própria.
Confira:
3. Língua fissurada
É difícil ver sua língua parecendo um leito de lago seco. Mas, geralmente, é apenas algo chamado língua fissurada, ou escrotal, uma condição inofensiva. Trata-se de uma alteração benigna, caracterizada pela presença de vários cortes na língua que não causam sinais ou sintomas. Nenhum tratamento é necessário, mas é uma boa ideia escovar a língua para evitar que restos de alimentos se assentem nela.
4. Fezes verdes
Nada chama mais a atenção quanto fezes escuras. Mas, se for em um tom de verde, vá com calma. Os produtos intestinais verdes são geralmente resultado de comer muitos vegetais com folhas verdes (isso é bom!), ou muito alimento com corantes verdes (isso é ruim!). Atenção: também pode significar que a comida está passando por você muito rapidamente (geralmente acontece com bebês e não é sério). Porém, se as fezes permanecerem verdes, procure ajuda médica.
5. Hemangioma
Um tumor benigno (não canceroso) causado por um crescimento anormal de vasos sanguíneos, que geralmente não causam danos, apenas são desagradáveis esteticamente. Os hemangiomas são comuns em bebês – até 10% deles os têm – por isso, são frequentemente chamados de marcas de nascença. Eles geralmente podem ser encontrados na superfície da pele ou logo abaixo dela, geralmente no rosto e no pescoço. Podem ter qualquer tamanho, forma e cor. A maioria não precisa de tratamento e muitos irão desaparecer antes da puberdade. Se isso não ocorrer, é melhor procurar um dermatologista.
6. Afta
Aftas são aquelas feridas rasas e esbranquiçadas que surgem na parte interna do lábio ou na gengiva. Ao contrário do herpes labial, as aftas não são contagiosas. Mas podem ser dolorosas. A maioria desaparece em uma ou duas semanas sem qualquer tratamento. Se você tem uma que não passa, ou ela vai e volta, ou vem acompanhada de febre, uma visita ao médico pode ser necessária.
7. Queloides
Em algumas pessoas, o tecido cicatricial que se forma após uma lesão fica cada vez maior e forma montículos vermelhos e elevados chamados queloides. Cerca de 10% das pessoas os têm. Podem começar com um pequeno ferimento na pele, um piercing na orelha, tatuagem ou mesmo uma picada de inseto. São mais frequentes em afrodescendentes, hispânicos e orientais. Os queloides são inofensivos e não precisam de tratamento. Se a pessoa não gostar da aparência, um médico dermatologista pode minimizar as cicatrizes.
Veja também: