Seguidor tem 13 anos e pergunta se deve ficar preocupado com a diferença de tamanho dos testículos
Redação Publicado em 30/09/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 13 anos e um dos meus testículos é maior do que o outro. Um deles sempre fica mais folgado, solto. Devo me preocupar?”
Diferenças entre os dois testículos realmente podem acontecer, incluindo a divergência de tamanho. Em geral, um está mais alto do que o outro na bolsa escrotal devido à própria anatomia. Se não provoca dor, desconforto e incômodo, não é preciso se preocupar. Porém, se começar a causar alguma dessas sensações, é importante procurar um médico.
Além disso, também é fundamental ficar atento se um testículo começou a crescer muito rápido e de uma hora para outra. Nessa situação, é necessário ter mais cautela porque isso pode sinalizar um processo inflamatório, infeccioso ou, até mesmo, um tumor.
Geralmente, o testículo esquerdo fica mais baixo do que o direito. Isso ocorre porque os dois são sustentados por cordões formados por vasos sanguíneos, nervos e músculos. O cordão do lado esquerdo é mais baixo do que o direito pela forma com que os vasos sanguíneos dessa região se ligam aos vasos maiores do corpo.
Confira:
É importante saber que o saco escrotal, onde ficam localizados os testículos, tem uma série de músculos que podem aproximá-lo ou afastá-los do corpo para fazer um controle de temperatura. Portanto, só é possível perceber a leve diferença quando os músculos estão relaxados.
Apesar de, muitas vezes, hábitos cotidianos serem os causadores de dor nos testículos, existem questões mais complexas e que envolvem patologias. Muitos homens, por exemplo, podem apresentar varizes no testículo, ou seja, os vasos da região ficam inchados, mais dilatados e acabam provocando dor e desconforto. Essa condição é conhecida como varicocele.
Se esse for o caso, é importante que o homem procure ajuda médica, de preferência de um urologista, que irá checar se a dor realmente está sendo causada pela varicocele e determinar qual o melhor tratamento. Não é bom manter o problema por muito tempo porque, em longo prazo, ele pode até mesmo impactar na fertilidade masculina.
Além da varicocele, outra opção que pode acarretar desconforto aos testículos é uma infecção causada por algum processo infeccioso no trato urinário que acaba migrando para a região testicular ou da próstata, provocando dor. Assim como no caso das varizes, é importante buscar orientação e, se a infecção for identificada, antibióticos podem ser prescritos para controlá-la.
Veja também:
Tem uma “bola” grudada em um dos meus testículos; o que fazer?
Estou com muita coceira nas minhas partes íntimas; o que fazer?
Meu namorado reclama de dor nos testículos quando não ejacula; é normal?
Meu filho nasceu sem os dois testículos; o que fazer?