Seguidor quer saber se a retirada do testículo pode afetar a produção de espermatozoides e de testosterona
Redação Publicado em 15/06/2022, às 16h00
“Doutor, recentemente tive uma torção testicular e por causa disso tive que retirar um testículo. Com essa retirada, será que vai diminuir a produção de espermatozoides e cair a minha testosterona?
Quando acontece um quadro mais grave de torção testicular, muitas vezes o profissional de saúde opta por retirar o testículo pelos riscos que isso pode trazer para a vida e para a saúde do homem.
Um testículo só é mais do que o suficiente para produzir os níveis necessários de testosterona e espermatozoides. Assim, não é uma situação que deve gerar grandes preocupações.
É possível torcer o testículo? Sim, isso pode acontecer e causa muita dor! Essa parte do corpo é repleta de vasos sanguíneos e nervos. O incidente é mais frequente em jovens e pode ocorrer durante a prática de atividade física ou até durante o sono.
O testículo fica suspenso, dentro do saco escrotal, pelo cordão espermático. Alguns meninos, desde o nascimento, podem ter uma mobilidade maior, o que facilita essa torção em torno do próprio eixo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a incidência é estimada em 1 para cada 4.000 homens.
Confira:
A torção testicular é considerada uma emergência médica. Primeiro por causa da dor intensa, que muitas vezes é acompanhada de náuseas e vômitos. Segundo porque é preciso agir rápido – a falta de sangue oxigenado pode levar à perda do testículo.
Quase sempre é preciso recorrer à cirurgia para desfazer a torção o quanto antes. Mesmo quando isso acontece de forma espontânea ou com ajuda do médico, é preciso agendar o procedimento cirúrgico para fixar melhor os testículos e evitar que novos episódios ocorram.
Muitos garotos se assustam ao notarem um testículo mais baixo que o outro. No entanto, isso é normal. Geralmente, o esquerdo fica mais baixo do que o direito.
Para entender melhor, vamos à anatomia: os dois são sustentados por cordões formados por vasos sanguíneos, nervos e músculos. O que acontece é que o cordão do lado esquerdo é mais baixo do que o do direito pela forma com que os vasos sanguíneos dessa região se ligam aos vasos maiores do corpo.
Vale ressaltar que o saco escrotal, onde ficam localizados os testículos, tem uma série de músculos que podem aproximá-los ou afastá-los do corpo para fazer um controle de temperatura. Apenas é possível perceber uma leve diferença de altura quando os músculos estão relaxados.
Veja também:
"Meus testículos não desceram": entenda o que é criptorquidia
Obesidade: perder peso melhora a qualidade dos espermatozoides
Meu namorado reclama de dor nos testículos quando não ejacula; é normal?
É possível continuar fértil após a vasectomia?