Redação Publicado em 25/08/2021, às 15h00
“Doutor, há mais ou menos um mês, me masturbei e meu pênis inchou. A partir daí, toda vez que eu me masturbo ele incha de novo. O que fazer?”
A primeira coisa que deve ser feita é procurar ajuda médica. Sempre que uma situação está se repetindo com frequência, o ideal é buscar um profissional.
Talvez esse seja um caso de parafimose, uma condição caracterizada pela retração do prepúcio, a pele que recobre a glande ou cabeça do pênis, que não consegue voltar à sua posição habitual, pressionando a glande. Essa pressão acaba levando ao inchaço.
Em algumas situações, a parafimose pode levar até a problemas de saúde. Por isso, é muito importante fazer uma avaliação médica.
@jairobouer "TODA VEZ QUE ME M@STURB0, MEU P&N!S INCHA. O QUE EU FAÇO?" 🚨#j#airoresponde #d#uvida #d#icas #j#airobouer #d#uvida
♬ som original - jairobouer
A fimoseé uma condição extremamente comum. Ela é determinada pela incapacidade – ou apenas uma dificuldade em graus variados – de recolher o prepúcio, deixando-o mais estreito.
Dessa forma, fica mais complicado colocar a glande para dentro ou para fora da pele, dificultando a higiene adequada, favorecendo infecções e, até mesmo, podendo causar dor e desconforto na relação sexual.
Confira:
Já a parafimose é considerada uma complicação da fimose e ocorre quando um indivíduo com algum grau de fimose até consegue expor a cabeça do pênis, mas não é capaz de recobri-la, ou seja, trazer de volta para a posição original. Assim, o fluxo sanguíneo do local é dificultado, causando edemas e dor.
Para os dois casos, tanto fimose como parafimose, o procedimento cirúrgico feito se chama postectomia ou circuncisão, e consiste na retirada deste prepúcio.
Dependendo do grau da fimose e da idade, eventualmente, existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande.
Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para avaliação e possível cirurgia, que é um procedimento bem simples e rápido.
Veja também: