Todo homem que já fez sexo com outro é gay?

Jairo Bouer explica sobre a variedade de comportamentos e sexualidades

Redação Publicado em 21/06/2021, às 19h00

A sigla HSH é utilizada para abranger um grupo muito maior de indivíduos - iStock

A resposta é: não necessariamente.

Se um homem sente atração e tem relações sexuais apenas com outras pessoas do sexo masculino, muito provavelmente ele é gay. Entretanto, se ele é atraído tanto por homens como por mulheres - independente de acontecer ao mesmo tempo ou em fases alternadas - ele pode ser bissexual. 

Por fim, se o homem sente atração só por mulheres e, eventualmente, teve alguma experiência com outros homens, ele é gay ou bissexual? Nesse casos, a classificação de sexualidade fica um pouco mais complicada e, por isso, cada vez mais é utilizado o termo “HSH” ( (homens que fazem sexo com outros homens), que é algo mais abrangente. 

De qualquer forma, vale lembrar que não existem apenas gays, héteros e bis. Há uma variedade enorme de comportamentos, sexualidades e, o mais importante, é que as pessoas sejam felizes como elas são.

Por que usar a sigla HSH?

Para os profissionais de saúde, que lidam com epidemiologia ou com saúde pública, a classificação de “homens gays” ou “bissexuais” não é utilizada. Nesse caso, o termo usado é “homens que fazem sexo com homens”, representado pela sigla HSH. 

Ao adotar o termo “HSH”, é aberto um caminho para várias classificações possíveis: homens gays que transam exclusivamente com homens, bissexuais, que mantêm relações sexuais com pessoas do sexo masculino e femino, e aqueles que se consideram heterossexuais, mas que já tiveram ou às vezes vivenciam experiências com outro homem. 

Essa classificação, do ponto de vista da saúde, é muito importante por englobar um grupo amplo, que pode estar se expondo a um determinado tipo de comportamento, risco ou relacionamento.

Confira:

Todo mundo cabe em caixinhas?

Por que é tão importante para as pessoas tentar se encaixar em uma classificação? Para muitos, existem apenas três categorias possíveis: 

Heterosexual: mantém relações sexuais apenas com o sexo oposto;

Homossexual: mantém relações sexuais apenas com o mesmo sexo;

Bissexual: mantém relações sexuais com pessoas de ambos os sexos.

Entretanto, há anos os especialistas vêm mostrando que a questão das experiências sexuais se assemelha muito mais a um gráfico com várias possibilidades no meio do caminho do que a três caixas distantes e isoladas umas das outras. 

Na verdade, o que existe é uma espécie de gradação. Existe o indivíduo que nunca teve e nem quer ter uma experiência com alguém do mesmo sexo, em outro extremo tem aquele que só teve experiências com pessoas do mesmo sexo – e, no meio do caminho, há os bissexuais. No meio dessas definições há inúmeras alternativas. 

homem sexualidade gay

Leia também

Dá para virar gay só por moda? Jairo Bouer responde dúvidas sobre LGBTQIA+


Gil do Vigor conta que fez tratamento de “cura gay”; isso funciona?


As garotas com quem converso me ignoram. Será que sou gay?


Será que sou gay porque fui criado apenas pela minha mãe?