Tomar a pílula do dia seguinte com frequência faz mal?

Além dos efeitos colaterais, eventualmente, ela não tem a mesma eficácia da pílula convencional

Dr. Jairo Bouer Publicado em 28/11/2024, às 18h00

Esquecer de tomar o medicamento e abusar da pílula do dia seguinte não é nada funcional - iStock

Doutor, minha namorada se esqueceu de tomar a pílula no final de semana. A gente transou duas vezes. Na primeira, usei camisinha. Na segunda, não usei, mas também não ejaculei. Comprei uma pílula do dia seguinte e ela tomou. Fiz certo? Semana passada, aconteceu a mesma coisa e ela tomou a pílula do dia seguinte também…

Vocês estão usando um método que não está muito funcional. Primeiro, usar a pílula do dia seguinte todo final de semana não é uma boa ideia. Primeiro porque, eventualmente, ela não tem a mesma eficácia da pílula convencional. E, depois, ela pode bagunçar, desregular todo o ciclo [menstrual] da mulher. E aí fica confuso dela saber em que momento ela está. Este é o primeiro ponto. Além dos efeitos colaterais.

O mais indicado é vocês tomarem a pílula corretamente, ela não esquecer de tomar as pílulas e, se ela esqueceu, naquele ciclo vocês usarem camisinha, usarem preservativos em todas as relações sexuais. Assim, vocês evitam exposição a riscos, dor de cabeça, e ter de ficar tomando remédios, sem precisar, e em doses mais altas que podem provocar efeitos colaterais desagradáveis, como desconforto, enjoo, náusea, vômito e por aí vai.

 

camisinha gravidez anticoncepcional pílula método anticoncepcional

Leia também

Pode tomar a pílula do dia seguinte duas vezes no mês?


Com a pílula anticoncepcional, ejacular dentro ainda traz algum risco?


Quando é necessário tomar a pílula do dia seguinte?


Álcool e anticoncepcional: tem algum problema?