Redação Publicado em 16/11/2021, às 15h30
“Doutor, fiz sem camisinha, mas tomo anticoncepcional. Tem chance de ficar grávida?”
Nesse caso, as chances são muito remotas. Se a mulher faz uso da pílula anticoncepcional de forma adequada, isto é, tomado todos os dias, de acordo com as orientações do ginecologista, e fazendo as pausas indicadas, os seus ovários estão “bloqueados” e o risco de um óvulo escapar desse bloqueio é pequeno.
De qualquer forma, é sempre bom ter o acompanhamento regular de um ginecologista e, quando o casal já tem um relacionamento estável e tem relações sexuais sem camisinha, é essencial saber se está tudo em ordem com a saúde de cada um para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (IST).
@jairobouer “TEM CHANCE DE FICAR GRÁVIDA?" 🚨#jairoresponde ##duvida ##dicas ##jairobouer ##curiosidade ##engravidar ##g#ravida
♬ som original - jairobouer
Usando a pílula e também a camisinha, a mulher constrói uma espécie de camada dupla de proteção. Isso porque é possível acontecer de o preservativo estourar, transbordar ou o casal não colocar a camisinha desde o início da relação sexual e, eventualmente, ocorrer um escape de sêmen.
Confira:
Mesmo com todas essas situações, se a mulher também faz uso de outro tipo de método anticoncepcional, é uma forma de ela ficar mais tranquila e não se preocupar com o risco de uma gravidez indesejada.
Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal.
Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.
Veja também: