Doutor, durante a tarde eu me machuquei. Sangrou um pouquinho, mas logo parou porque o corte era superficial. À noite, tive relações sexuais com uma garota, usando camisinha. O fato de ela ter tocado o meu machucado com as suas mãos e a possibilidade de ela ter carregado as mãos até a vagina – nem sei se ela tem HIV, isso é só uma hipótese – mas isso poderia me transmitir o vírus? Existe essa forma de transmissão?
Não, não e não! Não existe risco de transmissão de HIV ao compartilhar talheres, copos, tocar na pele, passar a mão sobre um machucado...nada disso transmite o HIV.
O vírus HIV só é transmitido por meio de relação sexual desprotegida, coisa que você não fez, pois usou camisinha; da mãe para o feto, durante a gravidez, durante o parto, ou na amamentação, e ainda pelo compartilhamento de agulhas ou seringas, principalmente entre usuários de drogas injetáveis. Essas são as formas, tirando isso, não existe risco da transmissão do HIV de uma pessoa para outra. Você pode ficar tranquilo.
É bom lembrar que hoje, além da camisinha, quando a gente fala na transmissão de HIV, é possível contar com estratégias combinadas de prevenção. Então, existe, por exemplo, a PEP (profilaxia pós exposição) – se você fez sexo com alguém que você não conhece, ou não usou camisinha, e suspeita que essa pessoa possa estar vivendo com o vírus HIV, você procura o serviço de saúde e toma um remédio antiretroviral durante 30 dias. Existe, também, a PrEP (profilaxia pré exposição), em que você recebe antivirais para evitar a infecção pelo vírus HIV. Ou seja: existe uma série de estratégias hoje quando se fala em prevenção ao HIV.
No seu caso, você pode ficar mais do que tranquilo, você não se expôs a risco.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr