Redação Publicado em 27/06/2022, às 18h00
“Doutor, tive relações sexuais quatro dias antes da minha ovulação e fiz coito interrompido. Tenho chance de engravidar?”
Possivelmente, com coito interrompido e se não houve ejaculação, a mulher não corre o risco de engravidar. Porém, é importante tomar cuidado com esse método porque, às vezes, ele pode dar errado.
Além disso, de três a quatro dias antes do dia da ovulação está dentro do que chamamos de período fértil, em que há mais chances de acontecer uma gravidez. Mas, vale lembrar, que essas são datas que podem mudar dependendo de diversos fatores.
Por isso, a recomendação é procurar um ginecologista para discutir o uso de algum método contraceptivo, seja pílula anticoncepcional ou preservativo de forma regular.
@jairobouer “RELAÇÃO DESPROTEGIDA” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
O “coito interrompido” é caracterizado pela retirada do pênis de dentro da vagina na hora de ejacular. Porém, essa pode não ser a melhor tática, pois há o risco de o homem perder o controle e gozar um pouco dentro da vagina antes de tirar o pênis.
Para completar, o líquido pré-ejaculatório, que é liberado pelo pênis antes da hora "H", pode conter espermatozoides. Ou seja, há risco de engravidar mesmo que o parceiro goze fora, ainda que ele seja menor. Por isso, esta prática não é indicada como método contraceptivo.
Confira:
O período fértil é o intervalo de tempo no ciclo menstrual em que há a maior probabilidade de acontecer uma gravidez . Em uma mulher com ciclos de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece 14 dias antes do primeiro dia de menstruação – bem no meio do ciclo – e o período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem essa data.
Entretanto, muitas variáveis podem acontecer no meio do caminho, como: a mulher ter um ciclo irregular, a data da menstruação mudar com frequência e interferência de fatores emocionais. Tudo isso pode fazer com que a data da ovulação (e do período fértil) mude a cada mês.
Veja também: