Redação Publicado em 22/10/2021, às 18h30
“Doutor, é normal a vagina 'peidar' do nada?”
Será que dá para sair ar e fazer barulho pela vagina enquanto a mulher está sem fazer nada? Esse fato – também conhecido por muitas pessoas como “pum vaginal” – pode até acontecer a qualquer momento, mas não é o mais comum.
A vagina é uma cavidade virtual e, eventualmente, de acordo com o movimento, pode entrar um pouco de ar e este sair sob pressão, causando um barulho semelhante ao “pum” eliminado pelo ânus. Por isso, esse fenômeno é mais frequente durante a relação sexual devido aos movimentos de entrada e saída do pênis.
@jairobouer Responder @maisinhawinchester
♬ som original - jairobouer
Dependendo da posição durante o sexo, qualquer mulher pode passar pela situação, qualquer que seja a idade. Mas algumas podem ter uma propensão maior, como aquelas que tiveram partos normais e, por isso, têm uma dilatação maior do canal vaginal.
Confira:
Além disso, mulheres que passaram da menopausa também podem ter uma tendência maior, já que a redução na produção hormonal pode levar ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico. Nesse aspecto, a chamada ginástica íntima ou a fisioterapia pélvica podem trazer benefícios. Mas, de novo: jovens também podem ter os tais "gases vaginais".
Existem algumas posições sexuais que podem facilitar a entrada e a saída de ar, tornando o "pum vaginal" mais provável. Posições em que a penetração é mais profunda, como quando a mulher está de quatro ou deitada com os joelhos sobre o abdômen são as mais comuns.
Evitá-las resolve? Pode ser, mas será que vale se privar por medo de ficar constrangida? O melhor, mesmo, é relaxar, curtir a relação e encarar eventuais barulhinhos como algo que faz parte do sexo.
Veja também: