Redação Publicado em 12/06/2022, às 11h00
“Doutor, quando vou me masturbar eu assisto a vídeo pornô, só que de homens fazendo sexo com outros homem, mas eu gosto de mulher. Já fiquei com outro homem, mas gosto de mulher. Isso é normal ou eu sou gay?”
Na verdade, tanto faz o que uma pessoa é ou deixa de ser. O fato é que, nesse caso, existe uma atração por homens e mulheres. Mas será que precisa ficar tentando “se encaixar” ou se definir?
Talvez tudo isso seja resultado de um processo, de vivência e de experiências que teve ao longo da vida. O ideal é ficar tranquilo, aproveitar a vida, fazer descobertas e, quem sabe, em um futuro, chegar à definição de uma orientação. Isso não é o mais importante, o mais importante é ser feliz.
@jairobouer “SERÁ QUE EU SOU GAY?” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer
Para os profissionais de saúde, que lidam com epidemiologia ou com saúde pública, a classificação de homens gays ou bissexuais não é utilizada. Nesse caso, o termo usado é “homens que fazem sexo com homens”, representado pela sigla HSH.
Ao adotar o termo “HSH”, um caminho para várias classificações é aberto: homens gays que transam exclusivamente com homens, bissexuais, que mantêm relações sexuais com pessoas do sexo masculino e femino, e aqueles que se consideram heterossexuais, mas que já tiveram ou às vezes vivenciam experiências com outro homem.
Essa classificação, do ponto de vista da saúde, é muito importante por englobar um grupo amplo, que pode estar sendo exposto a um determinado tipo de comportamento de risco.
Confira:
Do ponto de vista individual, por que é tão importante para as pessoas tentarem se encaixar em uma classificação?Para muitos, existem apenas três categorias possíveis:
Entretanto, há muitos anos os especialistas mostram que a questão das experiências sexuaisse assemelha muito mais a um gráfico com várias possibilidades no meio do caminho do que a três caixas distantes e isoladas umas das outras.
Na verdade, o que existe é uma espécie de gradação. Existe o indivíduo que nunca teve e nem quer ter uma experiência com alguém do mesmo sexo e, em outro extremo, tem aquele que só teve experiências com pessoas do mesmo sexo; no meio do caminho, há os bissexuais. No meio dessas definições há inúmeras alternativas.
Veja também: