Verrugas: é mesmo necessário tirá-las?

Jairo Bouer explica por que as verrugas aparecem e como lidar com elas

Redação Publicado em 22/10/2021, às 09h00

Entenda mais sobre as verrugas - iStock

“Preciso tirar todas as verrugas que aparecem nos meus dedos?”

Jairo Bouer explica que as verrugas são infecções provocadas por um vírus que se chama HPV. São mais de 150 tipos de vírus nessa família do HPV que podem provocar diversos tipos de verrugas em diversas partes do corpo.

O ideal é que se busque um dermatologista para que ele faça a avaliação correta e possa fazer o tratamento.

Quando a gente cutuca ou tenta tirar as verrugas por conta própria, muitas vezes a gente passa vírus de um lugar para o outro e, dessa forma, mais verrugas podem nascer”, alerta o médico.

Ouça a resposta completa:

E a vacina pode diminuir a reincidência de verrugas?

As vacinas que existem atualmente protegem contra diversas possibilidades de infecção por diferentes cepas, ou seja, diferentes tipos de vírus. Então, mesmo que a pessoa já tenha tido contato com um deles, a imunização pode defender contra os outros.

Nesse cenário, a vacina é preventiva e não terapêutica. Em outras palavras, como o HPV tem diferentes cepas, se uma pessoa entra em contato com um vírus específico, apresenta uma verruga e toma a vacina após a infecção, ela evitará lesões pelos outros tipos, mas a que já está presente no seu corpo deverá ser tratada com ajuda médica. 

Por essa razão recomenda-se que todo mundo tome a vacina antes de começar a vida sexual para ter proteção contra a maior parte dos vírus. Mas, eventualmente, se um indivíduo já teve uma lesão, vale realizar uma consulta médica para verificar se ainda está na faixa de idade indicada para tomar a vacina e se proteger contra outros tipos de vírus do HPV.

HPV verruga IST

Leia também

HPV: posso tomar vacina após os 18 anos?


Exame preventivo no ânus: quem precisa fazer e qual a sua importância?


Nego do Borel nega transmissão de HPV; saiba os sintomas da doença


Conheça alguns mitos e verdades sobre o HPV