Beber água ao longo do dia é essencial para a nossa saúde, e usar uma garrafinha não descartável pode contribuir para o meio ambiente. Mas esse utensílio pode se tornar fonte de contaminação por micro-organismos que causam infecções e intoxicações.
Por isso, é muito importante fazer a higiene adequada das garrafinhas. Veja algumas dicas:
O plástico facilita a adesão dos micro-organismos, pois é um material mais poroso. Assim, dê preferência a garrafas de material metálico ou de vidro.
Procure não compartilhar garrafas ou squeezes com outras pessoas. Cada um deve ter seu próprio recipiente de uso diário.
A água colocada no recipiente deve ser consumida em poucas horas. Não deixe para consumir o líquido de um dia para o outro.
Procure manter as mãos limpas ou lave-as antes de manusear os utensílios.
Observe se há sujeira ou limo na tampa, o que pode fazer a sujeira se acumular com facilidade.
Ao lavar, desmonte a peça, limpe com esponja e detergente neutro a parte externa, e toda a parte interna com uma escova. Esfregue bem e enxague com água potável.
Procure desinfetar uma vez por semana com solução adequada ou fervura.
Deixe secar bem antes de guardar sua garrafinha.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr