Redação Publicado em 16/03/2022, às 15h00
Você já ouviu falar sobre “infodemia”? O termo é formado pela junção do radical info (deduzido de informação) + demia (do grego dêmos “povo”) e tem sido utilizado para se referir ao grande fluxo de informação que se espalha rapidamente pela internet sobre algum assunto ou evento específico.
Em outras palavras, indica a propagação em massa de informações, algumas delas verdadeiras, outras não.
Por exemplo, durante várias fases da pandemia de Covid-19, a quantidade de informação, muitas vezes, conflitantes, e vídeos que circulavam sobre esse tema deixavam as pessoas angustiadas, tensas e preocupadas.
Jairo Bouer explica que a mesma coisa está acontecendo com a questão da guerra na Ucrânia. Diariamente, somos expostos a uma avalanche de informação sobre o assunto, que aborda desde as ameaças do conflito se espalhar e haver uma explosão nuclear, até impactos econômicos mundiais.
Tudo isso faz com que muita gente comece a ficar ansiosa, tensa e preocupada. Inclusive, aquelas pessoas mais sensíveis podem até desenvolver algum quadro de ansiedade e de depressão em função desse fluxo muito intenso de informação", alerta.
Confira:
Em agosto de 2021, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que reúne todas as palavras do nosso idioma e a forma como devem ser escritas.
Dessa vez, o documento conta com 382 mil entradas e mil palavras novas, incluindo estrangeirismos, como home office (trabalhar de casa) e lockdown (confinamento). Segundo a ABL, a revisão foi realizada devido ao grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano da língua na última década.
Além disso, muitos termos adicionados estão diretamente relacionados às palavras que nasceram no contexto da pandemia do novo coronavírus, como é o caso da infodemia.
Ver essa foto no Instagram