Vou fazer 18 anos e não sei como começar a beber; e agora?

Jairo Bouer fala sobre o consumo de álcool de forma consciente e responsável

Redação Publicado em 24/12/2021, às 12h00

A tolerância à bebida alcoólica é individual e, por isso, é importante conhecer seus próprios limites - iStock

“Doutor, faço 18 anos e não sei como começar a beber. Alguma dica?”

A primeira e principal orientação é: tenha calma. O ideal é começar a beber devagar para descobrir qual a tolerância do seu organismo ao álcool. 

Uma boa opção é iniciar o consumo com bebidas que tenham uma concentração menor de álcool, de forma moderada para a pessoa sentir como ela lida com essa substância. 

Vale lembrar que não é necessário se sentir pressionado a beber só porque atingiu os 18 anos. Se não tiver vontade, não consuma bebidas alcoólicas. Muitas pessoas não bebem ou consomem muito pouco álcool ao longo da vida e não há nenhum problema com isso.     

Cuidados antes de beber

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar de duas questões: 

Diante disso, veja alguns cuidados essenciais antes de beber: 

1. Planeje e estabeleça um limite para si

Especialistas recomendam, no máximo, três doses, por ocasião, para mulheres e quatro para os homens. Mas, mesmo isso pode ser uma quantidade muito alta para determinados indivíduos. Portanto, é importante que cada um conheça seu limite e se planeje.

2. Intercale com outras bebidas não alcoólicas

Durante o consumo de álcool, é fundamental intercalar com a ingestão de outros líquidos não alcoólicos, como água e sucos. Lembrando que o álcool desidrata o organismo e é muito importante repor esse líquido perdido.   

3. Alimente-se

Não deixe de comer e nunca beba de estômago vazio. É importante fazer uma refeição antes e procurar beliscar algo ao longo da festa quando você for ou estiver consumindo álcool.

Saiba, aqui, dez mitos e verdades sobre o álcool

Confira:

4. Preste atenção em si

Quando você percebe que está passando do ponto – ficando com sono, a fala está mais arrastada ou está tendo algumas alterações em seu comportamentoé sinal que chegou a hora de interromper o consumo de álcool naquela noite ou durante algum tempo. 

5. Não se engane com a cafeína

Lembre-se que a cafeína não anula o efeito do álcool. Ela pode até cortar um pouco a sonolência, mas não vai causar sobriedade.

6. Se beber, não dirija

Qualquer dose de álcool pode prejudicar os seus reflexos e colocar você e outras pessoas em situação de risco.

Vale lembrar ainda: nunca beba se você tem menos de 18 anos, está grávida ou fazendo uso de medicamentos, especialmente aqueles que interferem no sistema nervoso central. Divirta-se sempre com cuidado e com responsabilidade. Caso esteja percebendo dificuldades no controle do seu consumo de álcool, procure ajuda.      

saúde álcool consumo consciente

Leia também

Ficar nas redes sociais me dá mais vontade de beber; é normal?


Beber pode atrapalhar o emagrecimento?


Posso beber um pouco toda noite para dormir?


Pessoas com doença cardiovascular podem beber moderadamente, diz estudo