Manual de sobrevivência do homem gay em viagens

Veja dicas para curtir as férias sem esquecer dos cuidados com a saúde

Dr. Vinícius Lacerda Publicado em 17/12/2021, às 16h30

Com a temporada de viagens aberta, é preciso estar preparado para todas as situações que podem ocorrer - iStock

Depois de quase dois anos reclusos, está aberta a temporada de viagens, festas e festivais. Seja na farofa da GKay ou em um festival no navio, precisamos estar preparados para diversas situações que possam ocorrer, além de manter alguns cuidados com a nossa saúde. 

PrEP e tratamento como prevenção (TasP)

Se você já estava tomando a profilaxia pré-exposição no esquema diário ou se você vive com HIV e realiza a terapia antirretroviral, não se esqueça de manter a tomada diária de tais medicamentos, preferencialmente nos mesmos horários. O uso de álcool e outras substâncias, além da mudança na nossa rotina de sono e alimentação, podem nos fazer esquecer de tomar nossos remédios. Alguns aplicativos nos ajudam a lembrar de tomar nossas medicações. Lembre-se também de renovar sua receita e conferir se há comprimidos suficientes para todos os dias da viagem ou do festival.

Se você quer iniciar a PrEP apenas durante suas férias ou viagem, também é possível. Você começa a tomar 1 comprimido diário 7 dias antes da viagem, continua tomando 1 por dia em todos os dias que você estiver viajando e depois mantém por mais 7 dias depois que você voltou pra casa. Lembrando que para iniciar a PrEP, seja qual esquema for, você precisa de acompanhamento médico e realizar exames e sorologias antes e durante o tratamento.

Intestino desregulado e chuca

Durante as viagens, costumamos sair muito da nossa rotina alimentar. Além do mais, ingerimos álcool e outras substâncias que desregulam nosso intestino. É muito comum episódios de diarreia ou o intestino ficar mais preso.

Existe até uma condição chamada “diarreia do viajante”, causada por micro-organismos a que não estamos acostumados no dia a dia e pelo consumo de alimentos que não estão na nossa dieta. Para ajudar a prevenir tais episódios, prefira consumir água mineral de garrafa e outros alimentos embalados.

Caso a diarreia ocorra assim mesmo, tente consumir alimentos que ajudem a prender ou pelo menos não soltem muito, tome probióticos e lembre-se de ingerir bastante líquido. Evite sempre usar antidiarreicos como a loperamida, pois a diarreia é um mecanismo de defesa para eliminar microorganismos e toxinas que agridem a mucosa dos intestinos.

Caso seu intestino fique preso durante as viagens, o consumo de fibras como o psyllium, a linhaça, a chia ou a aveia auxiliam a manter seu hábito intestinal. Leve sempre na sua mala, pois nunca se sabe se é possível encontrar tais fibras no local onde você for. Além disso, consumir frutas como kiwi, mamão, ameixa e suco de laranja, bem como lembrar de ingerir bastante água (no mínimo dois litros por dia).

Muitas vezes os locais não têm a duchinha para fazer a chuca. Por isso é interessante levar um reservatório como um frasco de enema que você pode usar de forma individual ou um reservatório descartável (por exemplo o In-M) que você coloca água da torneira. Evite também as duchas compartilhadas devido ao risco de transmissão de infecções.

Confira:

Drogas

O uso de drogas de procedência desconhecida exige cuidado redobrado. É imprevisível o efeito delas no nosso organismo, por isso reduza a dose a qual você está acostumado e evite sempre misturar com álcool e outras drogas. Cuidado com a sua bebida também, devido ao risco de adicionarem substâncias para te sedar e fazer o “boa noite Ciderella”. 

Quando estamos sob o efeito de tais substâncias, estamos mais vulneráveis à exposições sexuais desprotegidas, pois esquecemos de utilizar os diversos métodos de prevenção combinada (PrEP, preservativo, lubrificantes). Caso você acredite ter sido exposto a uma relação sexual desprotegida ou não se lembre do que ocorreu, você tem até 72 horas para iniciar a profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV e a outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

No mais, é hora de relaxar, levar seu comprovante de vacinação para o Covid e curtir suas férias!

*Vinícius Lacerda Ribeiro é cirurgião do aparelho digestivo

HIV preservativo gays férias PrEP covid

Leia também

Posso usar camisinha interna ou vaginal no ânus?


Querido homem gay, você não precisa ser perfeito


PrEP no SUS prescrita por médico particular? Agora pode!


Antidepressivos e libido: medicamentos podem atrapalhar a vida sexual?