Maconha e álcool interferem nas chances de sucesso na vida, diz estudo

Trabalho com 1.165 jovens associa uso das substâncias a pior desempenho acadêmico e menor chance de ter bom emprego

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h49 - Atualizado às 23h53

-

Adolescentes que bebem e fumam maconha com frequência são menos propensos a ter bom desempenho acadêmico, emprego em período integral, maior potencial socioeconômico e até uma tendência menor a se casar. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

O trabalho contou com 1.165 jovens, que foram monitorados a cada dois anos até chegarem a idades entre 25 e 34 anos. A maioria dos participantes que consumia álcool cronicamente tinha ao menos um membro da família alcoolista, o que mostra que eles já tinham uma propensão maior a se tornar dependentes.

Segundo os pesquisadores, o uso regular de álcool e maconha tem um efeito prejudicial para os jovens, que estão com o cérebro em desenvolvimento, e esse dano pode ter impacto na vida dos usuários mesmo décadas depois.

A equipe percebeu que o efeito foi mais deletério para os homens do que para as mulheres que consumiam as substâncias. Enquanto para eles o uso interferiu nos quatro quesitos avaliados, para as mulheres o comportamento não alterou a probabilidade de se casar e de conseguir um emprego em período integral.

O estudo ainda está em andamento, e os pesquisadores esperam analisar melhor as diferenças encontradas entre os sexos, bem como avaliar se há diferenças entre o consumo exclusivo de álcool ou de maconha. Os dados foram apresentados no Encontro Anual da Associação Americana de Saúde Pública, realizado em Atlanta.

comportamento social drogas maconha álcool educação casamento emprego início