Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h52 - Atualizado às 23h53
Meninas que começam a menstruar cedo, ou seja, antes dos 12 anos de idade, são mais propensas a ter excesso de peso quando adultas, segundo pesquisadores britânicos. A descoberta, feita por uma equipe do Imperial College, de Londres, foi publicada no periódico International Journal of Obesity.
Estudos anteriores já tinham estabelecido a relação entre obesidade e puberdade precoce, mas era difícil isolar fatores ambientais, como situação socioeconômica, por exemplo, para se obter resultados mais precisos.
Os pesquisadores, liderados por Dipender Gill, da Escola de Saúde Pública da universidade, analisaram variantes genéticas de 182.416 mulheres, e identificaram 122 ligadas à puberdade precoce. Usando a genética como base para estudar a condição, eles conseguiram confirmar a associação sem que houvesse a influência de fatores externos.
Os resultados mostraram que atrasar a primeira menstruação em apenas um ano seria capaz de gerar uma redução de 0,38 kg/m2 no Índice de Massa Corporal (IMC) das mulheres. Outras pesquisas já apontaram a relação entre puberdade precoce e problemas como depressão e abandono escolar.