Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h50 - Atualizado às 23h53
Você costuma se sentir relaxado, energizado, irritado ou deprimido depois de beber? De acordo com um estudo, isso pode depender do que você bebeu, e do seu padrão de consumo de álcool.
Pesquisadores do Sistema Nacional de Saúde do País de Gales e do King`s College London, no Reino Unido, decidiram investigar se os diferentes tipos de álcool podem causar estados emocionais distintos nos usuários. E a resposta foi sim.
A equipe descobriu que vinhos e cervejas tendem a gerar reações mais positivas nos usuários, enquanto destilados, como uísque, vodca e aguardente, podem deixar muita gente mais agressiva.
O trabalho, publicado no periódico BMJ Open, foi feito com base em dados de uma das maiores pesquisas online sobre consumo de álcool e drogas ilícitas entre adultos do mundo, o Global Drug Survey. Os autores do estudo declararam não ter qualquer conflito de interesse.
Entre diversas questões, os participantes responderam o que sentem ao consumir diferentes tipos de bebida e em diferentes contextos, como em casa, ou numa festa. Foram avaliadas respostas de 29.836 indivíduos de 18 a 34 anos de idade de 21 países.
Praticamente todos os participantes relataram experimentar reações emocionais diferentes dependendo do tipo de bebida alcoólica consumida. Veja os principais resultados:
– O vinho tinto e a cerveja foram citados como as bebidas mais relaxantes por 53% e 50% dos entrevistados, respectivamente. Somente 20% disseram que as bebidas destiladas ajudam a aliviar a tensão.
– Quase 30% dos consumidores de destilados afirmaram que se sentem mais agressivos após beber. Somente 2,5% dos usuários de vinho tinto disseram a mesma coisa.
– Mais da metade dos consumidores de destilados comentou que esse tipo de álcool faz com que se sintam mais confiantes e com mais energia, e 42,5% também disseram se sentir mais sexy.
Um detalhe importante, segundo os pesquisadores, é que os efeitos foram influenciados pelo nível de educação dos entrevistados, bem como idade, país de origem e, especialmente, nível de consumo de álcool:
– Os participantes da faixa etária mais jovem – ou seja, de 18 a 24 anos – indicaram que qualquer bebida alcoólica, quando consumida em um ambiente social, tende a aumentar a confiança, a energia, e a sensação de estar mais atraente. E homens foram mais propensos a dizer que qualquer tipo de álcool é capaz de aumentar a agressividade.
– Outro dado interessante: bebedores pesados e dependentes de álcool foram seis vezes mais propensos a relatar que qualquer bebida os torna mais agressivos ou com maior tendência ao choro que os bebedores ocasionais. Além disso, foram cinco vezes mais propensos a dizer que se sentem mais energizados após o consumo de álcool.
O estudo é observacional, e seriam necessárias pesquisas mais detalhadas para confirmar a hipótese. De qualquer forma, entender as emoções associadas ao consumo de álcool pode resultar em políticas de prevenção mais eficientes.