Redação Publicado em 26/05/2021, às 14h00
Doutor, só sinto desejo por homens mais velhos. Isso pode ser alguma doença?
Não! Sentir atração por pessoas mais velhas não é nenhuma doença e tão pouco sinaliza algum tipo de problema. Muito pelo contrário, cada pessoa tem seus próprios gostos, preferências, desejos e não há nada de errado com isso.
Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália) – e publicada na revista PLOS ONE – mostrou que, apesar de homens e mulheres apresentarem prioridades semelhantes quando o assunto são preferências sexuais, também existem algumas diferenças no que se refere a características físicas e idade do potencial parceiro(a).
Foram entrevistados 7.325 usuários australianos de sites de namoro, todos entre 18 e 65 anos. Os participantes foram convidados a classificar – em uma escala de 0 a 100 – a importância de nove características de potenciais companheiros, divididas em três categorias:
A análise das respostas revelou que existem prioridades semelhantes para homens e mulheres. Ambos classificam a aparência física, a atratividade e todos os três traços de personalidade como altamente importantes – a renda aparece com uma relevância muito menor.
Entretanto, segundo os resultados, as mulheres avaliaram a importância da idade, da educação, da inteligência, da renda, da confiança e da conexão emocional com 9 a 14 pontos a mais do que os homens. Já eles atribuíram maior prioridade à atratividade e à aparência física quando comparados às mulheres.
O estudo também indicou que as preferências de homens e mulheres também mudam com a idade. Os homens, por exemplo, deram maior importância à estética do que as mulheres, mas essa divergência diminuiu com o passar do tempo.
Tanto os homens quanto as mulheres mais velhos priorizaram a personalidade de forma semelhante. Já entre os mais jovens, esse fator foi valorizado pelas mulheres.
Segundo os pesquisadores, ambos os sexos tendem a achar as mesmas coisas “sexy” em um potencial parceiro, mas em diferentes estágios de vida. Tanto homens quanto mulheres podem diferir significativamente na importância que colocam sobre as mesmas características particulares ao longo da vida.
Veja também: