Seu jeito de ser durante esse período festivo afeta como você o desfruta
José Roberto Miney Publicado em 21/12/2021, às 15h00
Por mais distraíd@ que você seja, não tem como: propagandas natalinas na tevê, na internet, os inevitáveis encontros de amigo secreto, na firma, entre amigos, parentes. As listas de compras de comes e bebes, passagens e reservas. Sim, são elas: as festas de fim de ano. Quer você goste ou não, saiba que pessoas diferentes vivem esse período festivo de formas distintas.
Natalie Datillo, PHD e psicóloga clínica, diz que a maneira como você se sente e reage a esses dias pode indicar sua “personalidade” diante das festividades
Em função disso, Dattilo criou uma avaliação da “personalidade de festas de fim de ano”: conhecê-la, ou aquilo que é valorizado por você, pode ajudá-l@ a ser mais autêntic@ e assertiv@ na escolha de como e com quem vai passar essa época de celebrações.
A avaliação a seguir foi projetada para estimular uma autorreflexão e determinar qual é a sua “personalidade” festiva, apenas respondendo a algumas perguntas simples:
Suas respostas a essas perguntas podem ajudar você a determinar em qual dos três tipos gerais de “personalidade de festas de fim de ano” se enquadra:
Se você for do tipo gozador, já está matutando em fazer essa pergunta a um Papai Noel de shopping, não é? Mas, pense bem, você já passou da idade e do peso para sentar no colo dele, e talvez até pegue mal. Hô-hô-hô!
Então, falando sério, vamos ver o que diz a psicóloga Datillo. Segundo ela, essa personalidade, que é sazonal, diz respeito a nossos valores e crenças sobre as festas, comemorações em geral, o papel da tradição em nossas vidas, bem como nossos relacionamentos e senso de conexão com os outros.
Ainda segundo ela, as crenças que você mantém, esteja você ciente delas ou não, influenciam sua atitude, abordagem e escolhas. As crenças são informadas e influenciadas pelo que você aprende, direta ou indiretamente da família, sociedade, comunidade, amigos e por meio de experiências vividas.
Deborah Serani, PsyD, psicóloga e professora da Adelphi University, concorda, observando que suas atitudes e bem-estar estão profundamente ligados à sua personalidade.
Ela disse que o modelo padrão de personalidade dos “cinco grandes” [traços] consiste no seguinte:
Serani também explicou que diferentes facetas desses tipos se encaixam melhor com as demandas de feriados, preparações e festividades sociais melhor do que outras.
Por outro lado, Dattilo observou que, não importa sua personalidade, suas crenças e valores podem mudar com o tempo, e que fazemos escolhas com base no que acreditamos.
Segundo uma pesquisa de novembro de 2021 da American Psychiatric Association, as pessoas estão mais preocupadas com o seguinte:
Ainda de acordo Serani, muitas pessoas extrovertidas, altamente sociais e abertas a experiências tendem a achar as comemorações divertidas e emocionantes, enquanto as pessoas mais introvertidas podem achar um desafio superar os rigores da temporada de festas.
Embora nem todos tenham a mesma reação nesses dias, Dr. Namrata Shah, psiquiatra da Talkiatry, observou que é típico flutuar entre estados emocionais de estresse e tristeza para excitação e esperança.
É importante lembrar que não importa a emoção que você está sentindo com as festas de fim de ano, sempre reserve um tempo para si mesmo e estabeleça limites, se necessário”, completou ele.
Fonte: Healthline
Esta coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Site Doutor Jairo.
Veja também:
Vai celebrar as festas com quem não mora com você? Leia isto antes
Beber nesse final de ano exige ainda mais atenção
O que faz algumas pessoas furarem a quarentena?
Clima de festas interfere no comportamento reprodutivo, diz estudo