Redação Publicado em 27/07/2022, às 12h00
A depressão é um transtorno de humor comum que afeta cerca de 280 milhões de pessoas em todo o mundo. Você tem se sentido triste, sem esperança ou com pouca energia? Você teve dificuldade para dormir ou se concentrar? Embora estes sejam sintomas comuns de depressão, eles podem ser um sinal de outra coisa. Problemas de saúde como deficiência de vitamina D, anemia ou uma condição não diagnosticada, como o autismo, podem se parecer muito com a depressão. Aprenda a entender melhor seus sintomas.
A encefalomielite miálgica/síndrome da fadiga crônica e a depressão podem deixá-lo exausto e com dificuldades para se concentrar. Outros sintomas comuns incluem tonturas, dores musculares e articulares e dores de cabeça. Geralmente, afeta adultos jovens e de meia-idade, com mulheres diagnosticadas com mais frequência do que homens.
A fibromialgia é muitas vezes diagnosticada erroneamente como depressão porque a depressão pode ser um sintoma da fibromialgia. Esse distúrbio musculoesquelético faz com que o cérebro e a medula espinhal processem os sinais de dor com mais intensidade. As mulheres estão em maior risco do que os homens. Outros sintomas de fibromialgia e depressão incluem: problemas para dormir, problemas com memória e concentração, fadiga e dificuldade em dormir.
A doença de Lyme é chamada de “grande imitadora” porque compartilha sintomas com muitas outras condições. Trata-se de doença transmitida por carrapatos causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. Ela pode causar uma fadiga esmagadora e sintomas cognitivos que podem parecer depressão. Outros sintomas incluem dores de cabeça, febre e uma erupção cutânea chamada eritema migratório que aparece como uma forma distinta lembrando um alvo. Se você foi picado recentemente por um carrapato – ou viva em uma área com uma grande população deles – pode consultar seu médico sobre o teste da doença de Lyme.
Assim como a depressão, o hipotireoidismo – condição na qual a tireoide não produz hormônios suficientes – pode causar fadiga, ganho de peso e problemas de memória. A depressão em si pode ser um sintoma de hipotireoidismo. Ele pode ser diagnosticado com um exame de sangue e tratado com hormônios tireoidianos sintéticos. Seu risco aumenta se você tiver histórico familiar de hipotireoidismo, mais de 60 anos ou uma doença autoimune.
O TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é um transtorno do neurodesenvolvimento frequentemente relacionado a altos níveis de energia. No entanto, muitas pessoas com TDAH do tipo desatento experimentam fadiga ao tentar se concentrar. Os sintomas que podem ser mal interpretados como depressão incluem: falta de concentração, dificuldade no trabalho ou na escola, mudanças de humor e tolerância a baixo estresse.
A síndrome de Ehlers-Danlos é uma doença genética rara do tecido conjuntivo que pode causar fadiga, confusão mental e distúrbios do sono. Se você tem pele elástica ou frágil, articulações hipermóveis ou hematomas com facilidade, pergunte ao seu médico sobre a síndrome de Ehlers-Danlos.
O autismo é uma deficiência de desenvolvimento que pode ser erroneamente diagnosticada como depressão. Os sintomas comuns incluem: nervosismo sobre interações sociais, dificuldade em fazer amigos, isolamento social, evitar o contato visual. O diagnóstico errado é comum em mulheres, que tendem a esconder traços autistas.
Muitos adultos têm baixo teor de vitamina D, o que pode causar sintomas como fadiga e alterações de humor que podem se parecer muito com a depressão. A deficiência de vitamina D pode ser diagnosticada com um exame de sangue. Se você é obeso, tem um tom de pele mais escuro ou tem mais de 65 anos, pode estar em maior risco de baixa vitamina D.
Se você tem anemia, significa que não tem células sanguíneas saudáveis suficientes para fornecer oxigênio suficiente ao seu corpo. Pode causar fadiga extrema, confusão mental e alterações de humor – todos os sintomas que às vezes são confundidos com os de depressão. A anemia pode ser diagnosticada com um exame de sangue. O tratamento depende da causa subjacente, mas pode ser tão simples quanto um suplemento de ferro ou mudanças na dieta. Pessoas que menstruam, estão grávidas, têm condições crônicas de saúde ou têm mais de 65 anos correm maior risco de anemia.
O transtorno bipolar é uma doença mental caracterizada por intensas mudanças de humor. Algumas pessoas com transtorno bipolar experimentam uma forma menos grave de mania chamada hipomania, e só buscam ajuda num período de depressão, o que impede o diagnóstico correto. Pergunte ao seu médico sobre a triagem para transtorno bipolar se você tiver experimentado, mesmo que por pouco tempo, ou no passado: períodos de mania ou hipomania, euforia, pensamentos descontrolados e diminuição da necessidade de sono.
Via: WebMD
Veja também: