13 mentiras que as pessoas contam ao médico, e por que não deveriam

Este tipo de comportamento pode comprometer o tratamento, que pode não ser eficaz

Redação Publicado em 08/07/2022, às 11h00

Se há um lugar para ser honesto sobre seus hábitos e sua saúde, é o consultório do seu médico - iStock

Quem assistiu a série House, M. D. (2004-2012) deve ter notado que um dos bordões do Dr. Gregory House era “everybody lies”, ou "todo mundo mente". E isso vale especialmente quando as pessoas estão em consulta médica. Na maioria das vezes, seja por vergonha, insegurança ou mesmo má fé, no caso daqueles que apenas querem um atestado, principalmente no pronto-socorro, muitas fazem isso. No entanto, quando alguém está realmente doente, esse comportamento pode atrapalhar, e muito, o tratamento.

Se há um lugar para ser honesto sobre seus hábitos e sua saúde, é o consultório do seu médico. Esqueça o constrangimento - o profissional da saúde está lá para ajudá-lo, e quanto mais informações ele tiver, mais poderá fazer. 

Confira a seguir algumas das mentiras mais comuns e por que você não deve fazer isso.

1-'Eu nunca bebo compulsivamente'

Não quer dizer ao seu médico o quão animado você festeja com amigos? O consumo excessivo de álcool pode prejudicar os resultados de exames e testes, e levar seu médico para o caminho errado se você tiver problemas de saúde.

2-'Eu parei de fumar'

Pode parecer uma maneira inofensiva de evitar um discurso de como isso faz mal, mas seu médico precisa saber se você fuma. Isso pode interferir com certos medicamentos e ajudar a explicar os sintomas que você pode ter. E eles podem ajudá-lo a largar o hábito para sempre, por meio de terapia ou medicação.

3-'Eu como principalmente legumes...'

“... a menos que haja rosquinhas por perto”. Se você deixar de fora esta última parte enquanto seu peso e colesterol “ruim” disparam, sua história pode levar a um tratamento menos eficaz. Você não é a primeira pessoa com uma fraqueza por doces ou fast-food, então diga a verdade – seu médico pode ajudá-lo a gerenciar seus hábitos alimentares.

4-'Corro todos os dias'

Diga ao seu médico a verdade sobre seus hábitos de exercício. Isso o ajudará a descobrir como mantê-lo saudável. Se você não é do tipo que vai à academia todos os dias, tudo bem. Há muitas maneiras de ter um estilo de vida ativo: jardinagem, brincar com seu cachorro ou dar um passeio rápido pelo quarteirão.

5-'Fiz sexo apenas com uma pessoa este ano'

A visita a um consultório médico não é um teste de moralidade. Se você faz sexo com vários parceiros, pode estar em risco de certas doenças, e isso pode ajudar a explicar alguns problemas de saúde. Seu médico não está lá para julgar, mas para ajudar.

6-'Não tenho nenhuma IST'

Se você acha que tem uma, sabe que tem, ou teve no passado, informe o seu médico. Pode ser estranho, mas algumas ISTs podem ser perigosas se não forem tratadas. Elas também são contagiosas. Um momento embaraçoso com seu médico agora pode lhe poupar momentos embaraçosos com parceiros sexuais mais tarde.

7-'Não durmo com ninguém'

Mentir sobre fazer ou não sexo pode fazer diferença se o médico estiver tentando descobrir o porquê de alguns sintomas - iStock

Mentir sobre fazer sexo - ou com quem você está fazendo - parece ser bastante comum. Pode parecer que não é da conta de ninguém, mas é importante ser honesto sobre se você é do mesmo sexo, do sexo oposto ou de ambos. Pode fazer a diferença, especialmente se o seu médico estiver tentando descobrir o que certos sintomas podem significar (gravidez, por exemplo).

8-'Minha vida sexual é ótima'

Se você tiver problemas no quarto - baixo desejo sexual ou disfunção erétil - pode ser um sinal de uma doença e seu médico deve saber sobre isso, especialmente se você for jovem e saudável. Além disso, o médico pode melhorar seus sintomas com medicação ou encaminhamento para terapia psicológica.

9-'Eu me sinto ótimo!'

Não ignore pequenas coisas que podem estar incomodando você – elas podem ser pistas valiosas para o seu médico. Você tem dores de cabeça quando se exercita? Isso pode não parecer grande coisa, mas pode ser um sinal de algo sério.

10-'Eu não uso drogas'

Isso pode ser uma mentira perigosa. Se o seu médico prescrever medicação, ela pode reagir com drogas ilícitas e deixá-lo doente ou causar outros problemas. O abuso de drogas também pode causar outros problemas que seu médico pode não saber procurar. Se você tem um hábito ou dependência de drogas, seu médico pode ajudá-lo a parar.

11-'Não tomo suplementos'

Tem medo de conversar com seu médico sobre os suplementos vitamínicos que você compra na farmácia por conta própria? Seu médico precisa saber. Alguns podem ser perigosos se você os tomar junto com medicamentos ou se tiver certas condições médicas.

12-'Eu tomo minhas pílulas'

Cerca de metade das pessoas com doenças crônicas não toma seus medicamentos da maneira que deveria. Se você faz isso porque está preocupado com os efeitos colaterais ou não gosta da maneira como eles fazem você se sentir, informe o seu médico. Ele pode trocar ou ajustar a medicação. Se o dinheiro for o problema, ele pode ajudá-lo a encontrar maneiras de reduzir o custo.

13-'Não tomo remédios sem receita'

É importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você toma. Eles podem interferir na maneira como os medicamentos prescritos funcionam, às vezes de maneira perigosa.

Via: WebMD

Veja também:

comportamento saúde tratamento

Leia também

13 malefícios que o fast-food faz ao seu corpo


Conheça 15 sintomas sérios que exigem atendimento médico urgente


13 alimentos probióticos que ajudam a manter peso e saúde em dia


As verdades da mentira; e uma delas é que todos mentimos