Se sentir que o que está ocorrendo é algo sério, ligue para o Samu ou vá para o pronto-socorro mais próximo
Redação Publicado em 10/02/2022, às 14h00
Uma de suas ferramentas mais poderosas é a própria observação. A maioria de nós tem noção de quando uma situação é perigosa. Além disso, alguns acidentes podem acontecer e necessitam de cuidados imediatos. Se você sentir que o que está ocorrendo é algo sério, com você ou alguém que esteja ao seu lado, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou vá para o pronto-socorro mais próximo. É sempre melhor errar pela cautela quando se trata de saúde.
Confira algumas situações que precisam de atendimento urgente:
Se você tiver dor no peito ou se a pressão ultrapassar a referência de 14 por 9 e isso durar mais de alguns minutos, é hora de ligar para o 192. Você não deve tentar dirigir se estiver sentindo esses sintomas. A ambulância possui equipamentos especiais e pessoas treinadas para isso.
Se isso acontecer de repente e estiver impedindo você de suas atividades cotidianas, peça a alguém que o leve ao pronto-socorro ou ligue para o 192 se for grave ou se você também tiver náusea ou dor no peito ou desmaiar. Você pode estar tendo um ataque cardíaco ou embolia pulmonar (um coágulo de sangue no pulmão).
Chame a ambulância se de repente você tiver visão embaçada ou dupla ou perda de visão. Isso pode ser um sinal de acidente vascular cerebral ou de outra doença grave. Você também deve ligar se tiver problemas para enxergar e dor de cabeça forte, náusea ou vômito, dormência, fraqueza, tontura, confusão ou dificuldade para falar. Se você tiver dor intensa ou irritação nos olhos, procure atendimento de emergência o mais rápido possível.
Geralmente, você pode tratar uma queimadura menor de primeiro grau - vermelhidão, inchaço e dor na primeira camada da pele - em casa. Mas vá ao pronto-socorro se a ela estiver em uma grande parte de suas mãos ou pés, rosto, nádegas, virilhas ou em uma de suas grandes articulações, como joelhos ou cotovelos. Também procure atendimento médico de emergência se tiver bolhas, pele manchada (queimadura de segundo grau) ou se a queimadura for maior que 7 cm ou carbonizada ou branca (terceiro grau).
Você deve ir ao pronto-socorro se houver sangue no vômito ou se tiver outros sintomas, como dor de cabeça intensa ou dor abdominal, confusão ou respiração rápida ou frequência cardíaca alterada. Uma criança com menos de seis anos deve ser examinada imediatamente se o vômito durar mais do que algumas horas ou apresentar algum sinal de desidratação. Crianças com mais de 6 anos e adultos devem consultar um médico se o vômito durar mais de um dia ou se tiverem febre alta (38°C ou mais).
Um inchaço na cabeça pode ser grave e precisar de cuidados médicos imediatos se você desmaiar, tiver uma convulsão ou uma dor de cabeça que não passa, vômito ou náusea persistente, fala arrastada ou se sentir confusão, fraqueza, entorpecimento ou com menos coordenação.
Se você puder ver tecido adiposo amarelo sob a primeira camada da pele, deve ir ao pronto-socorro. Ele precisará de atenção rápida se não fechar ou se estiver no rosto, pescoço, genitais ou em uma articulação. Você também deve ir se foi mordido por uma pessoa ou animal, se tiver se cortado com um objeto sujo ou enferrujado, estiver sangrando muito ou tiver um objeto estranho preso no corte.
Se durar mais de 30 minutos - especialmente se for repentina e intensa - você deve procurar atendimento médico de emergência. A dor que não melhora ou ocorre com vômitos pode ser algo sério, como um apêndice inflamado, situação que pode precisar de uma cirurgia para a retirada do órgão muito rapidamente.
Isso pode ser causado por uma lesão ou infecção, mas também pode ser um sinal de problemas sérios em seu abdômen. Obtenha atendimento imediato se a dor for intensa ou surgir rapidamente ou se você tiver náusea, vômito, febre ou sentir um caroço no escroto. O mesmo para o caso de você ainda sentir dor uma hora após uma lesão ou se seu escroto estiver vermelho ou inchado.
Se um bebê com menos de três meses de idade apresentar uma temperatura superior a 38ºC ele precisa ser visto imediatamente. Isso também é verdade para uma criança entre três meses e três anos com febre de 38°C.
Estes são dois dos sintomas mais comuns de acidente vascular cerebral. Não se arrisque - ligue para o 192 imediatamente. Seu tratamento e recuperação dependem muito da rapidez com que você recebe atendimento médico. Outros sintomas de acidente vascular cerebral podem incluir problemas súbitos para caminhar ou se equilibrar, dor de cabeça intensa, queda de um lado do rosto e dormência ou fraqueza em um lado do corpo.
Se você acha que tem um osso quebrado, consulte um médico o mais rápido possível. É uma situação de emergência se um osso perfurar sua pele ou se a parte do corpo lesionada parecer deformada ou estiver dormente ou azulada. Isso também se aplica se o osso estiver no pescoço, na cabeça ou nas costas ou se houver sangramento intenso.
Se você nunca teve uma antes, está grávida ou tem diabetes, uma convulsão exige atendimento médico de emergência. Se você sabe que tem uma condição que causa convulsões, siga as ordens do seu médico. Mas ligue para ele se começar a ter mais convulsões ou tiver outros sintomas junto com elas.
Nem sempre é um sinal de algo sério, particularmente manchas ou sangramento leve no primeiro trimestre, mas você deve observar seus sintomas e ligar para o seu médico. Procure atendimento médico imediatamente se tiver sangramento intenso ou também tiver cólicas, tontura ou dor na barriga ou na pélvis.
Mesmo uma pequena lesão pode ser grave se você tomar anticoagulantes. Ligue para o 192 se tiver uma lesão e sua frequência cardíaca ou respiração ficar rápida ou se tiver dificuldade para respirar, dor de cabeça ou se sentir sonolência, fraqueza ou tontura. Além disso, hematomas que ficam maiores ou mais doloridos podem ser um sinal de sangramento interno e significam que você deve receber atendimento de emergência.
Fonte: WebMD
Veja também:
Caminhar apenas 10 minutos por dia pode levar a uma vida mais longa
Pressão alta? Cardiologista lista 3 coisas que podem salvar sua vida
Dia Mundial do AVC: saiba como identificar e agir
Sintomas cardíacos que nunca devem ser ignorados