A técnica favorece o desenvolvimento da mobilidade e ajuda a evitar dores
Redação Publicado em 08/10/2022, às 08h00
Alongar-se periodicamente é ótimo para evitar dores, má postura e até para melhorar o rendimento nos esportes, sabia? O alongamento favorece o bom funcionamento e a recuperação muscular, prevenindo e reduzindo dores musculares.
Além de desenvolver a elasticidade, alongar-se ainda fará com que você tenha mais agilidade nas atividades gerais, já que favorece a amplitude dos movimentos musculares.
Existem dois tipos de alongamentos: o estático e o dinâmico. O primeiro é feito sem movimentar-se, apenas esticando os músculos na posição fixa. Já o alongamento dinâmico é feito com movimentos corporais que alongam e aquecem o corpo. São ótimos para serem feitos antes das atividades físicas.
Ainda não se sabe ao certo por que a rigidez surge, especialmente à medida que as pessoas envelhecem. O único ponto certo é que ela ocorre após longos períodos de inatividade.
É por isso que, muitas vezes, a sentimos quando acordamos, já que uma noite de sono é o intervalo em que ficamos sem atividade continuamente por mais tempo. No entanto, qualquer outro período prolongado em que permanecemos sentados pode causar rigidez, como assistir TV, trabalhar no computador ou andar de carro.
Para quebrar longos períodos de inatividade, um temporizador no telefone ou no computador para lembrar que você deve se mover durante o dia a cada 30 minutos pode ser útil. Caminhe pela casa ou dê uma volta no quarteirão, faça alguma tarefa doméstica, suba alguns degraus de escada ou, até mesmo, marche no lugar por cerca de um minuto.
Outra opção é introduzir na rotina três movimentos de alongamento que se concentram nas principais áreas atingidas pela rigidez: ombros, costas e pernas. Faça isso de manhã para se soltar, durante as pausas do trabalho ou sempre que sentir o corpo um pouco “enferrujado”.
Conheça, a seguir, alguns alongamentos dinâmicos que você pode começar a colocar em prática. Muitas vezes, eles também são chamados de exercícios educativos.
É uma corrida parada no lugar, em que você eleva os joelhos alternadamente até a altura do quadril, mantendo os braços em um ângulo 90°, tudo de maneira coordenada.
Nele, você deve dar uma passada à frente com uma das pernas, deixando a outra estática no lugar enquanto flexiona o joelho. Faça alternadamente.
Parece a marcha de um soldado. Sempre com as pernas estendidas, corra chutando para a frente alternadamente e retorne ao solo aterrissando com a ponta dos pés.
Aqui você vai correr de maneira lenta e contínua, com o corpo levemente inclinado à frente, elevando os calcanhares até se aproximarem dos glúteos.
Calistenia: conheça os benefícios para o corpo
Como manter o corpo ativo sem academia? Conheça algumas técnicas!
Exercícios pliométricos: ganhe força e equilíbrio com a técnica
Como treinar ombros em casa? Conheça 4 exercícios de calistenia