As corridas de rua normalmente têm distâncias de 5 km a 42 km; veja o que fazer antes da sua primeira prova!
Redação Publicado em 22/05/2022, às 08h00
Muitas pessoas gostam de treinar caminhada ou corrida simplesmente pelo prazer do treino e pelos benefícios que essas práticas aeróbicas oferecem. Mas há também os que gostam de participar de corridas de ruas, eventos comuns em todo o país e que oferecem distâncias variadas, para todos os perfis.
Quanto mais você evolui em uma prática esportiva, é comum que busque novos desafios. Assim, participar de uma prova é um caminho interessante. Elas são divididas por distância e as mais comuns no Brasil são as de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. Para quem quer dar o primeiro passo neste tipo de prova, o ideal é apostar nas distâncias curtas!
Correr é um dos esportes mais populares por ser uma atividade fácil e que pode ser feita pela maior parte das pessoas. Para quem deseja começar a praticar a corrida, a indicação é sempre, em primeiro lugar, conversar com um profissional de educação física para que ele oriente a melhor forma de iniciar e manter essa atividade.
Outra recomendação é usar um tênis adequado, confortável e com amortecimento. Muitas vezes, o próprio educador físico ajudará na escolha do melhor modelo. Também vale usar roupas leves, de preferência com tecido respirável, para ter conforto e uma melhor manutenção da temperatura do corpo.
Para as pessoas que nunca correram, o ideal é começar com caminhadas e, aos poucos, alterná-las com trotes. À medida que o exercício fica mais confortável, há sensação de mais capacidade respiratória e o coração fica mais adaptado, é possível aumentar o ritmo gradualmente. Além disso, fazer exercícios de musculação também é essencial para evitar lesões no momento da corrida e proteger as articulações.
Pensando em quem quer começar a descobrir as corridas de rua, separamos a seguir quatro dicas importantes para encarar esse novo desafio sem erros. Confira!
As provas têm distâncias variadas, de 5 km a 42 km. Para começar, busque uma que te ofereça um desafio que esteja de acordo com o que você vem treinando.
Os sites das provas oferecem as características da corrida, como percurso e pontos de hidratação. Atente-se a esses detalhes para não ter surpresas no dia “D”.
Para evitar contratempos, nada de querer estrear aquele tênis novo ou alimentar-se de uma forma diferente do que faz nos treinos, ok? Foque no básico!
Na hora de largar, não tente acompanhar outros atletas. Se o seu ritmo ainda está em evolução, fique mais atrás no pelotão e inicie a corrida em um ritmo confortável.
3 dicas simples para lacear um tênis novo de corrida
4 treinos diferentes de corrida para você evoluir no esporte
4 pisos diferentes para melhorar a sua corrida
HIIT: 6 exercícios para fazer o treino intervalado em qualquer lugar