Ir para a academia não é a única opção para quem quer se manter ativo; confira
Redação Publicado em 24/12/2022, às 16h00
Ir para a academia não é a única opção para quem quer se manter ativo! A calistenia é um método de treinamento muscular que não exige halteres, anilhas ou aparelhos, ou seja, é feita apenas com o peso corporal! Sendo assim, é possível praticá-la mesmo agora, durante esse período de festas em que muitas academias não abrem.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a calistenia não é uma técnica que só pessoas experientes podem seguir. Na verdade, a dificuldade dos exercícios evolui de forma progressiva, assim, qualquer pessoa pode praticá-la, mesmo quem nunca praticou antes.
Entre seus benefícios, além do maior gasto calórico, ela proporciona:
1. Agachamento
O agachamento tradicional pode ser feito sem pesos. Se achar fácil, utilize isometria, mantendo os joelhos flexionados e fixos a 90° por alguns segundos antes de realizar o movimento completo.
2. Afundo
O afundo é um tipo de agachamento unilateral. Para realizá-lo, uma perna deve fazer movimentos de flexão à frente do corpo enquanto a outra fica atrás, como apoio.
3. Flexão de braços
A flexão de braços é um dos exercícios mais comuns para trabalhar toda a região peitoral e também os tríceps. Se achar o movimento difícil, pode apoiar os joelhos no chão.
4. Prancha abdominal
A prancha é um exercício isométrico (promove contração muscular sem movimentos). Ao realizá-la, fique na posição correta sem se mover por alguns segundos e retorne.
Veja também:
Calistenia para fazer em casa: 5 exercícios simples para começar!
Calistenia: conheça os benefícios para o corpo
5 exercícios de calistenia para peito e braços; faça em casa!
Calistenia para panturrilhas: 3 exercícios para fazer em casa