Redação Publicado em 13/03/2022, às 11h00
A principal forma de engravidar é através da penetração, quando ocorre a ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção, como camisinha ou algum método contraceptivo. Mas muita gente ainda tem dúvida quando o assunto é risco de gravidez.
Por isso, trouxemos quatro mitos sobre formas de engravidar, ou seja, quatro contextos em que as pessoas acreditam existirem chances de acontecer uma gravidez. Veja só:
Mito.Não dá para engravidar usando roupa. Se o homem estiver de cueca e a mulher de calcinha, ele estiver sem cueca e ela com a calcinha, ou vise e versa, em todas essas situações não há risco de gravidez.
As barreiras que são colocadas entre o pênis e o interior da vagina dificultam – e impossibilitam – que os espermatozoides cheguem em quantidades suficientes dentro do canal vaginal e, consequentemente, resultem em uma gestação.
Mito. Muita gente pergunta se é possível engravidar quando o menino coloca o dedo dentro da vagina da menina (sem espermatozoides ou líquido ejaculatório) A resposta é não.
O risco de gravidez está na penetração, ou seja, quando o pênis é introduzido dentro da vagina durante a relação sexual e o homem ejacula – e não no dedo.
Porém, atenção: apesar de o maior risco de gravidez estar na penetração, existe a possibilidade – mesmo que menor – de acontecer uma gestação se alguém introduzir os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.
Em situações como essa, tudo depende da quantidade de sêmen que estava no dedo no momento da masturbação e se a mulher estava no seu período fértil. É muito difícil estimar uma probabilidade de gravidez, mas também não dá para descartar o risco.
Confira:
Mito. Essa dúvida clássica. Muitas meninas têm medo de engravidar com algum resquício de sêmen que possa ter ficado na borda da privada, por exemplo. Mas essa possibilidade não existe.
Vale lembrar que, para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen ou esperma e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal pelo pênis.
Portanto, mesmo se houver ejaculação, ficar algum resto de sêmen na borda da privada e a mulher encostar ou, até mesmo, se masturbar ali, não existe risco. Assim como alguém sentar, fazer xixi ou cocô e a água sanitária respingar, também não oferece nenhum perigo.
Mito. Algumas pessoas acreditam que se o casal estiver nadando em uma piscina, por exemplo, e o homem ejacula de uma lado e a mulher está do outro, há risco de gravidez, mas não é bem assim. O espermatozoide não é capaz de nadar e entrar dentro da vagina.
Entretanto, se o pênis está dentro da vagina quando ocorre a ejaculação, independente de o casal estar dentro da água, as chances de engravidar são reais. Por isso, o recomendado é sempre se cuidar e usar preservativo em qualquer situação.
Veja também: