Com a chegada da Copa você pode se empolgar para jogar futebol, mas, para isso, vale ter cuidado com o aquecimento
Redação Publicado em 12/11/2022, às 08h00
A Copa do Mundo de Futebol está chegando e com ela a inspiração para quem tem paixão pelo esporte de praticá-lo junto com colegas. É o seu caso? Se você já pratica o esporte com regularidade, provavelmente já tem uma base de treinamento e sabe como evitar lesões.
Porém, lembre-se que se você não pratica esportes com regularidade, vale fazer um check-up médico antes de se aventurar pelas quadras, ok? Além disso, se você está pensando em colocar o esporte em sua rotina junto com amigos, saiba que o processo de alongamento e de aquecimento é essencial para evitar lesões. Confira algumas dicas para fazer o aquecimento correto:
Um primeiro passo importante para antes de jogar envolve o alongamento estático: aqui, alongue o corpo todo com calma, trabalhando as articulações mais usadas na prática. Faça sem pressa e com cuidado, com atenção a todas as regiões do corpo.
Depois disso, no segundo passo você pode trotar por cerca de cinco minutos. Então, faça movimentos de corrida de costas, lateralmente e com sprints, simulando mudanças de ritmo. Isso ajuda o corpo a entrar no ritmo da partida.
Depois disso, você pode realizar alguns alongamentos dinâmicos, com exercícios que alongam a musculatura em movimento. Nesta reportagem você encontra alguns exemplos fáceis de fazer! Como exemplo de alongamentos dinâmicos, há o skipping alto, o skipping baixo, o avanço, o soldadinho, o anfersen e o chute, por exemplo.
Por fim, para finalizar o processo de aquecimento, faça um trabalho com bola, simulando passes, corrida, cruzamentos e chutes.
Ao realizar o aquecimento, o sangue rico em nutrientes e oxigenado é bombeado para os músculos à medida que a frequência cardíaca e a respiração aceleram.
Um bom aquecimento deve durar de cinco a dez minutos e trabalhar todos os principais grupos musculares. Para melhores resultados, o ideal é começar devagar e aumentar o ritmo de forma progressiva.
Muitas rotinas de aquecimento se concentram em exercícios aeróbicos – também conhecidos como cardios – e de amplitude de movimento, como polichinelos. Se preferir, a pessoa também pode fazer um aquecimento mais simples, andando no lugar enquanto balança suavemente os braços ou, até mesmo, aquecer dançando algumas músicas.
7 razões poderosas para você se alongar todos os dias
Exercícios pliométricos: ganhe força e equilíbrio com a técnica
Corpo dolorido? Veja 3 alongamentos para aliviar o desconforto
Aquecimento e desaquecimento: qual a importância e como fazer?