O agachamento é o principal exercício para o desenvolvimento dos músculos das pernas, incluindo da região das coxas, dos glúteos e das panturrilhas. Além do tradicional, existem agachamentos unilaterais na calistenia que favorecem um treino mais intenso.
Esse tipo de exercício é feito de forma concentrada, ou seja, trabalhando os músculos de uma das pernas de cada vez. Como na calistenia se usa o peso do corpo como resistência, essa forma unilateral de execução favorece uma "carga mais pesada".
O diferencial da calistenia é que ela não exige pesos, halteres, aparelhos ou equipamentos, sendo praticada apenas com auxílio do peso corporal. É, portanto, um método completo de exercícios de força e hipertrofia, capaz de proporcionar inúmeros estímulos.
O melhor da calistenia é que o único equipamento é o peso do corpo!O próprio chão é um ótimo 'acessório' de treino. Em casa você pode usar cadeiras, sofá e qualquer coisa estável para executar alguns exercícios", fala Júnior Britto, professor de educação física, ginástica artística e treino funcional.
A seguir, vamos falar sobre alguns agachamentos unilaterais na calistenia, ou seja, que podem ser feitos com o peso do corpo. Confira!
Nestes tipos de agachamento o exercício é feito de forma unilateral, ou seja, com apenas uma das pernas à frente e a outra atrás. Enquanto a da frente se flexiona, a de trás serve para dar equilíbrio. Exige mais equilíbrio e é capaz de oferecer um treino mais direcionado ao desenvolvimento dos músculos das coxas.
Similar ao agachamento unilateral, este exercício é um tipo de afundo feito com a perna de trás apoiada em algum objeto elevado, como uma cadeira. Não precisa, necessariamente, de peso extra, pois só o fato de uma perna estar elevada atrás já torna o movimento mais complexo e difícil, sendo um ótimo exercício para fazer em casa ou em parques.
Este também é um agachamento unilateral, mas feito com as pernas paralelas. Enquanto uma faz a flexão de um lado, a outra se estica. É feito com movimentos alternados.
Neste exercício você vai precisar de um banco fixo ou mesmo uma mureta na altura dos quadris. O movimento consiste em subir com uma perna só e retornar.
A passada é um exercício similar ao afundo, um tipo de agachamento unilateral, mas é feita em movimento, andando para a frente, de preferência em um espaço amplo.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca