5 dicas para não errar na hora de medir a pressão

Alguns fatores devem ser levados em consideração para obter uma leitura mais precisa ao medir a pressão

Redação Publicado em 29/06/2022, às 14h00

A pressão que mede 130/80 milímetros de mercúrio (mm Hg) ou superior é considerada alta - iStock

Como a pressão alta (ou hipertensão) raramente apresenta sinais de alerta ou sintomas, muitas pessoas convivem com a condição sem saber. A pressão que mede 130/80 milímetros de mercúrio (mm Hg) ou superior – a definição oficial de pressão alta – fere os vasos sanguíneos, fazendo com que eles engrossem e endureçam. Sem tratamento, isso resulta em danos ao coração, ao cérebro e aos rins.

Por isso, é importante manter a verificação da pressão arterial em dia. Manter um registro das leituras, que podem variar devido a diversos fatores, incluindo esforço e estresse, é essencial. 

Ter um dispositivo de verificação caseiro também é importante. Segundo um artigo da Harvard Health Publishing, ataques cardíacos, derrames e outros problemas graves de saúde se correlacionam muito mais com a pressão medida no dia a dia do que com aquelas leituras feitas durante as visitas médicas.

Embora as máquinas automatizadas tenham tornado a verificação da pressão arterial bastante simples, ainda é importante estar ciente de fatores que podem afetar a precisão da leitura. Veja quais são eles:

1. Evite cafeína, tabaco e exercícios 

O ideal é evitar consumir cafeína, tabaco e fazer exercícios por, pelo menos, 30 minutos antes da medição. No caso da cafeína, por exemplo, ela é um estimulante que aumenta a frequência cardíaca e, consequentemente, a pressão arterial também.

2. Esvazie a bexiga e sente-se com os pés no chão

Uma bexiga cheia e pernas cruzadas podem reduzir o fluxo sanguíneo retornando ao coração. A resposta natural do corpo a esse fenômeno é aumentar a pressão arterial para garantir que os rins e o cérebro estejam recebendo a quantidade de sangue suficiente.

Confira:

3. Coloque sempre o aparelho de medição no braço nu

Medir a pressão arterial colocando o aparelho sobre a roupa pode dificultar e interferir na medição.

4. Tenha o braço apoiado

Apoie o antebraço sobre uma superfície, como uma mesa por exemplo, com o cotovelo posicionado aproximadamente na altura do coração.

5. Concentre-se na medição

Sente-se calmamente sem falar ou fazer qualquer outra coisa, como ler ou assistir à TV, durante a medição.

Veja também:

saúde coração pressão alta

Leia também

Comer uma maior variedade de proteínas pode reduzir risco de hipertensão


Hipertensão: mulher que sofre abuso ou assédio sexual tem mais risco


Ter pressão alta de início precoce pode aumentar risco de demência


Mudança no estilo de vida melhora hipertensão resistente, aponta estudo