Doutor Jairo
Leia » Sexo

5 formas de apimentar a sua vida sexual

Algumas questões médicas podem dificultar o sexo saudável, como dor, depressão e sintomas de ansiedade - iStock
Algumas questões médicas podem dificultar o sexo saudável, como dor, depressão e sintomas de ansiedade - iStock

Redação Publicado em 16/01/2022, às 11h00

O sexo tende a vir acompanhado da excitação, diversão e romantismo. Mas, às vezes, ele também pode parecer tedioso e monótono. Inclusive, vários estudos já mostraram que muitas pessoas convivem com a insatisfação sexual em seus relacionamentos. 

Desde a falta de tempo até condições de saúde, podem existir muitas razões válidas que expliquem por que transar deixou de ser algo interessante. Por isso, conheça cinco maneiras de apimentar a sua vida sexual e experimentar novamente um sexo excitante.

1. Abrace a comunicação sobre sexo 

Algo tão simples, como a falta de comunicação, pode fazer a diferença entre o sexo bom e o ruim. Muitos fatores que contribuem para a satisfação sexual precisam ser ditos e, consequentemente, necessitam da comunicação. Discutir gostos, desgostos e paixões pode ajudar a tornar o sexo mais prazeroro para ambos. 

2. Se precisar, procure ajuda

Se houver alguma questão de saúde que esteja impactando a sua vida sexual, procurar ajuda médica e fazer o tratamento adequado pode melhorar o sexo. Por exemplo, da mesma forma que sentir dor durante a penetração pode fazer com que uma pessoa evite as relações sexuais, a depressão e os sintomas de ansiedade também afetam significativamente a libido. 

3. Separe um tempo para o sexo 

Se você e sua parceria estão tendo problemas para encontrar tempo para o sexo, isso pode acabar deixando a outra pessoa insatisfeita, bem como fazer com que o sexo pareça uma tarefa, algo que você “tem que fazer”.

Reservar um tempo para desfrutar do sexo novamente pode ajudar a manter as coisas excitantes, prazerosas e satisfatórias para ambos. 

4. Fantasias sexuais são bem-vindas

Utilizar fantasias sexuais e interpretar papéis entre quatro paredes pode deixar o sexo mais excitante. Se você e sua parceria estão abertos a ter essa experiência, isso pode ajudar a melhorar tanto a comunicação sexual quanto a paixão na hora da relação. 

5. Teste brinquedos sexuais 

Os brinquedos sexuais podem ser uma boa alternativa para uma vida sexual mais saudável. Existem divertos tipos no mercado, basta encontrar um que seja estimulante para ambos e, assim, tornar o sexo ainda melhor. 

Confira:

Por que o sexo faz bem para a saúde?

O sexo faz bem para o corpo e para a mente! Veja alguns motivos para praticar: 

  • Aguça a mente:o sexo tem sido associado à produção de novas células cerebrais. Pessoas com mais de 50 anos que faziam sexo com frequência eram mais capazes de lembrar números e fazer contas básicas e a diferença era muito grande com relação às demais.
  • Ajuda a dormir: o orgasmo desencadeia uma onda de endorfina e oxitocina, o que diminui a dor e relaxa. Ambos os hormônios podem ajudar a dormir com mais facilidade.
  • Bom para saúde mental:adultos em relacionamentos sólidos que fazem mais sexo têm menos probabilidade de ficarem deprimidos ou de tomarem medicamentos para problemas de saúde mental.
  • Liga você à parceria: o hormônio oxitocina – produzido no hipotálamo e conhecido como “hormônio do amor” – é liberado durante o sexo e desperta sentimentos de intimidade, afeto e proximidade.
  • Reduz o estresse:as pessoas que fazem mais sexo ficam menos ansiosas quando enfrentam tarefas estressantes, como falar em público ou fazer um trabalho complexo. 

Veja também: