5 motivos para começar a correr

Veja alguns benefícios do esporte e ganhe motivação para dar as suas primeiras passadas

Redação Publicado em 01/10/2022, às 08h00

Um tênis adequado deve ser confortável e com amortecimento - iStock

Você já pensou muitas vezes em começar a correr, mas desistiu antes mesmo do primeiro passo? Bem, podemos te ajudar com alguns incentivos! A corrida é muito democrática, mas, antes de começar, vale seguir algumas recomendações, como fazer um check-up e buscar orientação de um profissional da educação física.

Outra recomendação é usar um tênis adequado, confortável e com amortecimento. Muitas vezes, o próprio educador físico ajudará na escolha do melhor modelo. Também vale usar roupas leves, de preferência com tecido respirável, para ter conforto e uma melhor manutenção da temperatura do corpo.

Um passo de cada vez 

Para as pessoas que nunca correram, o ideal é começar com caminhadas e, aos poucos, alterná-las com trotes. À medida que o exercício fica mais confortável, há sensação de mais capacidade respiratória e o coração fica mais adaptado, sendo possível aumentar o ritmo gradualmente. 

Além disso, fazer exercícios de musculação também é essencial para evitar lesões no momento da corrida e proteger as articulações.   

5 motivos para começar a correr!

1. Você terá mais energia

Praticar um esporte como a corrida fará com que você desenvolva mais energia e foco para as tarefas diárias, trazendo benefícios físicos e mentais.

2. Você terá condicionamento

A corrida é um ótimo esporte aeróbico, o que te ajudará a desenvolver mais condicionamento físico para realizar outras atividades que envolvam o corpo.

3. Você aumentará o gasto calórico

Se você quer perder alguns quilinhos, a corrida é ótima para isso, pois é um exercício que trabalha o corpo todo e promove alto gasto calórico.

4. Você terá um momento só seu

A corrida é um esporte solitário, apesar de também poder ser praticado em grupo. Nela você pode ter um tempo só seu para se desconectar ou ouvir seu podcast favorito.

5. Você terá novas metas

Isso é ótimo para desenvolver a motivação. Você pode querer aumentar seu ritmo gradativamente, mirar em uma prova de rua ou correr distâncias maiores.

corrida exercício treino

Leia também

Fartlek: já ouviu falar deste treino de corrida?


Creatina: o que é e para que serve o suplemento?


Treino intervalado na corrida: o que é e como fazer?


3 dicas simples para lacear um tênis novo de corrida